domingo, fevereiro 13

Passeio rubro-negro

Se a primeira impressão é a que fica, a torcida Xavante deve estar empolgada com o time rubro-negro, depois de ver o primeiro amistoso do ano no estádio Bento Freitas. Na noite deste sábado, o Brasil recebeu o Riopardense, jogou muita bola e aplicou uma goleada, construída com gols de Clayton, Rodrigo, Jone e Flaviano, que marcou duas vezes. A partida foi o segundo teste forte do clube da Baixada, que, assim como o adversário, começa a encaminhar os ajustes finais da preparação para a Segundona Gaúcha.


O mau tempo e a chuva fina não impediram que a torcida Xavante marcasse presença e fizesse a festa na Baixada. Foto: Carlos Insaurriaga
O JOGO
O Brasil entrou em campo fulminante, e logo nos primeiros movimentos da partida quase abriu o marcador com Felipe Oliveira. O atacante rubro-negro recebeu cruzamento preciso de Cinval e só não marcou de cabeça porque o zagueiro Bicudo salvou em cima da linha.



Clayton abriu o caminho para a goleada. Foto: Carlos Insaurriaga
O lance foi praticamente um aviso, pois com apenas sete minutos de bola rolando a equipe da Baixada fez a alegria dos torcedores que enfrentaram o mau tempo para assistir o amistoso. Na jogada iniciada por Galego, Moscatelli recebeu na lateral da grande área e rolou para Clayton. O homem de referência do ataque Xavante recebeu na entrada da área e acertou um chutaço no ângulo para fazer 1 a 0 contra o Riopardense.

Mesmo com a vantagem no placar, o Brasil seguiu pressionando. Moscatelli, que tomou conta do meio-campo, era um dos que mais criava as jogadas de perigo. Foi o camisa dez do rubro-negro, inclusive, quem cavou o escanteio que originou o segundo gol. Eram jogados 31 minutos quando Cinval cobrou o tiro de canto e o zagueiro Rodrigo subiu no terceiro andar para cabecear a bola direto para o fundo da rede.

O terceiro gol só não saiu antes do intervalo por detalhe. Primeiro foi Galego, aos 42 minutos, que cobrou uma falta pela direita com muita força e efeito e explodiu a bola na trave – seria um golaço. Depois Clayton, pegando um rebote na risca da pequena área, chegou perto de marcar o segundo dele no jogo. E ainda Carlos Alberto, aproveitando o cruzamento Cinval, cabeceou para o chão e obrigou o goleiro Diego a fazer uma grande defesa.

Sentindo uma fisgada na região abdominal, Felipe Oliveira foi substituído no intervalo. Nada que abalasse o time Xavante, porque Flaviano foi para o jogo e incendiou ainda mais o amistoso. Logos aos dois minutos ele recebeu cruzamento rasteiro de Jackson, pela direita, e errou o alvo por centímetros. Quatro minutos mais tarde, já com a mira calibrada, não teve jeito. Depois que Carlos Alberto cruzou na segunda trave e Clayton ajeitou de cabeça, o atacante chutou cruzado e fez 3 a 0. E ele queria mais. Aos 15 minutos, aproveitando o passe de Jackson, Flaviano, de cabeça, ampliou a vantagem do time da casa.

O clube de Rio Parde, que estava mais para coadjuvante no confronto, deu uma sacudida depois de levar o quarto gol e chegou ao ataque. Primeiro foi Diego Saraçol, que invadiu a área e acertou a trave. Depois Jardel aproveitou o levantamento na área, se antecipou à defesa rubro-negra e descontou para o time visitante com uma bela cabeçada, aos 27 minutos.

A essa altura da partida a equipe Xavante já estava um pouco desconfigurada devido às inúmeras alterações. Mesmo assim, o pessoal que saiu do banco seguiu mantendo a superioridade vermelha e preta em campo. O meia-atacante Miguel, por exemplo, que substituiu Moscatelli, fez ótimo passe para Jone, dentro da área. O jovem centroavante, que entrou no lugar de Clayton, carregou a bola quase até ficar quase sem ângulo e chutou entre o goleiro e a trave para definir o marcador do amistoso: Brasil 5, Riopardense 1.

- Parabéns a todos vocês. Foi um bom jogo e foi muito bom também nós termos vencido. Espero que nós possamos, todos juntos, encarar esse espírito de time vencedor e fazer uma grande campanha na nossa luta pelo acesso – declarou o técnico Hélio Vieira, na conversa com os jogadores no vestiário, logo após o apito final do árbitro.

Depois da goleada deste sábado, o grupo de jogadores do Brasil vai curtir uma folga no domingo e se reapresenta às 9h de segunda-feira. A programação do restante da semana, porém, ainda não foi definida. Porque o Depto de Futebol do clube ainda aguarda a confirmação do próximo amistoso, que pode acontecer na quarta-feira.
Fonte: Assessoria