domingo, fevereiro 6

Porto Alegre luta mas sofre nova derrota

Com muitos desfalques por lesões e suspensões, o time da zona Sul da Capital foi derrotado por 2 a 0 pela equipe do São José-PA, em partida válida pela sétima rodada do Gauchão. Além das ausências e improvisações, o jovem time comandado pelo técnico Marcelo Rospide atuou com 10 jogadores desde o 1º tempo, devido a expulsão do volante Alix.

Com muitos desfalques por lesões e suspensões, e um jogador a menos desde os 40 minutos da primeira etapa (o volante Alix foi expulso pelo segundo cartão amarelo), o Porto Alegre FC perdeu por 2 a 0 para equipe do São José-PA, na tarde deste domingo, no estádio João da Silva Moreira, em partida válida pela sétima rodada do 1º turno (Taça Piratini) do Campeonato Gaúcho.

Jogando em casa, o time da zona Sul da Capital tomou a iniciativa da partida. Com maior posse de bola, o Porto Alegre rondava a área do São José, mas não conseguia penetrar na sólida defesa do time do Zequinha. Especulando contra-ataques, o São José surpreendeu e abriu o placar logo aos 3 minutos de jogo. Em grande jogada pelo lado esquerdo de ataque do time do Passo D'Areia, o habilidoso meia Chiquinho cruzou com perfeição para área do Porto Alegre, e encontrou o volante Claudemir, que cabeceou forte sem chances de defesa para o bom goleiro Giovani. São José-PA 1 a 0.

Após o gol sofrido cedo, o Porto Alegre tentou uma reação, mas as articulações de jogadas de ataque do jovem time comandado pelo técnico Marcelo Rospide não tinham profundidade e paravam na boa marcação do Zequinha. Com jogadores experientes, o São José tocava a bola e buscava o segundo gol em contra-ataques perigosos. O Porto Alegre, mesmo com um time desfalcado e desentrosado mostrava bravura em campo.

Com o apoio da grande torcida presente no estádio João da Silva Moreira, aos 39 minutos os garotos do time da zona Sul da Capital conseguiram superar a defesa do São José, uma única vez, e chegaram ao empate através do centrovante Toledo. No entanto, o árbitro da partida marcou falta do atacante e anulou o gol. Empolgado, o Porto Alegre ensaiou uma pressão. Aos 40 minutos, no entanto, numa bola alçada para área do Zequinha, o volante Alix tentou o cabeceio e a bola tocou na sua mão. Como já tinha sido advertido pelo cartão amarelo, recebeu o segundo e foi expulso do jogo.

Luta

Na segunda etapa, o Porto Alegre voltou melhor posicionado. Para recompor o meio de campo, após a expulsão de Alix, no final do primiero tempo, Rospide tirou meia-atacante Roberto Saraiva e colocou o volante Juinior. Mesmo com dez homens em campo, o time da zona Sul da Capital foi valente e partiu para o ataque na busca do empate. Aos 10 minutos, o volante André Luiz, improvisado como zagueiro quase marcou. Aos 19 minutos, foi a vez do volante Junior quase empatar o jogo para o Porto Alegre.

Encuralado em seu campo, o São José-PA apenas se defendia e tentava encaixar um contra-ataque. E foi num contra-golpe rápido que o Zequinha ampliou o placar aos 29 minutos. O lateral direito Suelinton cruzou para área do Porto Alegre para o veloz atacante Xavier empurrar a bola para rede. São José 2 a 0. Mesmo com dois gols de desvantagem no placar, o Porto Alegre foi guerreiro e brioso, mas não conseguiu superar a defesa do Zequinha, que defendeu-se bem até o final da partda e levou os três pontos para o Passo D'Areia.

O Porto Alegre jogou com:
1-Giovani, 2- Cauê, 3- Carlão, 4- André Luiz e 6-Sityá, 5- Thiago, 7- Yuri (Tinga), 8- Alix e 10- Roberto Saraiva (Junior), 9 - Fábio Luiz (Vanilson) e 11- Toledo
Técnico: Marcelo Rospide

O São José-PA jogou com:
1- Rafael, 2- Suelinton, 3- Eliezer, 4- Gustavo e 6- Juca, 5- Zaquel, 8- Claudemir (Gabriel), 7- Glayson (Marabá), 10- Chiquinho (Thiago), 11- Xavier e 9- Lê
Técnico: Itamar Schulle

Foto: Sandro Reis & Sheila Luize - Studio Digital

Sidney de Jesus (SID)
Assessor de Imprensa
Porto Alegre FC - Grupo Assis Moreira