quarta-feira, janeiro 18

Inter vence Novo Hamburgo na estreia do Gauchão

O Internacional venceu o Novo Hamburgo por 1 a 0 na noite desta quarta-feira, no Vale dos Sinos, na partida de estreia no Gauchão 2012. Oscar marcou o gol da vitória aos 11min do primeiro tempo. O próximo jogo pelo campeonato estadual será contra o Avenida, neste domingo (22/1), às 17h, em Santa Cruz do Sul. O Inter atuará com sua equipe reserva, já que os titulares estarão mobilizados para a primeira partida contra o Once Caldas, pela Libertadores, que ocorrerá na próxima quarta-feira (25/1), no Beira-Rio.
Ganhando ritmo
As últimas semanas foram de muito trabalho na pré-temporada realizada em Gramado. O time titular que irá decidir diante do Once Caldas a vaga à próxima fase da Libertadores fez dois jogos-treino, contra o Gramadense e o time Sub-23 do Inter, na Serra. Porém, a partida contra o Novo Hamburgo – válida pela quarta rodada do Gauchão, mas disputada de forma antecipada – foi o teste mais forte a uma semana da estreia na competição continental. O duelo no Vale dos Sinos serviu para dar ritmo e entrosamento à equipe em um período tão curto de preparação para a temporada 2012. Em seu primeiro jogo oficial do ano, o time do técnico Dorival Júnior apresentou boa movimentação e condição física apesar de apenas 10 dias de treinamentos.
João Paulo no lugar de D'Alessandro
Em virtude da lesão sofrida por D'Alessandro no último dia da pré-temporada, o meia-atacante João Paulo assumiu a vaga entre os titulares. Foi a 21ª partida do jogador formado nas categorias pela equipe principal. Já o volante Josimar, que regressou ao Inter após defender a Ponte Preta-SP, ganhou uma chance no meio-campo. A partida desta noite também marcou a estreia de Dagoberto. O Colorado foi a campo com a seguinte formação: Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Josimar, Guiñazu, João Paulo e Oscar; Dagoberto e Leandro Damião.
Em contra-ataque, Oscar faz 1 a 0
O jogo começou bastante movimentando no Estádio do Vale. Com boa troca de passes, o time da casa tentava pressionar, mas o Inter estava com a marcação bem postada. Por outro lado, o Novo Hamburgo também jogava duro e não dava espaços para o Colorado. Mas em um rápido contra-ataque, aos 11min, o Campeão de Tudo furou o ferrolho adversário. Leandro Damião dividiu no meio-campo com o marcador e a bola sobrou para João Paulo, que fez lançamento para Oscar. O meia partiu em velocidade ao encontro da bola, e na tentativa de interceptar a jogada, o goleiro Eduardo Martini abandonou a meta. No entanto, Oscar levou a melhor na dividida com o camisa 1 e concluiu para o gol vazio: 1 a 0!
Inter no controle
O gol deu a tranquilidade necessária para que o Inter assumisse o controle do jogo. Seguro no setor defensivo, o time de Dorival Júnior manteve o domínio sobre o adversário e evitou o excessivo desgaste físico na primeira partida da temporada. O Novo Hamburgo ameaçou somente aos 21min, em uma cobrança de falta de Marlon que Muriel defendeu sem problemas. Aos 28min, Paulinho Macaíba cabeceou com força para nova defesa do goleiro colorado. Aos 35min, Marlon experimentou de longe e Muriel saltou para agarrar a bola. Três minutos depois, Kleber chutou cruzado para defesa tranquila de Martini. O Inter ainda teve sucessivos escanteios ao seu favor, mas a defesa do Nóia conseguiu afastar todas as investidas.
Mesmo time na etapa final
Para o segundo tempo, o Inter manteve a escalação inicial justamente para dar ritmo aos jogadores visando à estreia na Libertadores. No Novo Hamburgo, Mendes entrou no lugar de Alexandre.
E foi do Inter a primeira chance de gol na etapa final. Aos 4min, Oscar cobrou falta e exigiu boa defesa de Martini, que espalmou o forte chute para o lado. Depois disso, o jogo ficou morno. Ninguém conseguia concluir com eficiência. Aos 14min, em cobrança de falta, Marlon chutou por cima da meta colorada. Aos 19min, Leandro Damião ganhou dos zagueiros na base da força na grande área, mas o chute tomou muita elevação. Aos 23min, Chicão arriscou de longe e Muriel fez a defesa.
Três atacantes em campo
Aos 24min, Dorival promoveu a entrada de Gilberto no lugar de João Paulo. Cinco minutos depois, Bolatti e Jô entraram nas vagas de Josimar e Dagoberto. O Inter não abria mão da ofensividade e atuava com três homens de frente: Damião, Gilberto e Jô.
O Novo Hamburgo teve grande chance de empatar aos 38min: Juninho, que havia entrado no lugar de Juba, cabeceou perigosamente ao lado do gol defendido por Muriel. O Inter, por sua vez, quase ampliou aos 41min, em um chute cruzado de Jô que Martini defendeu no susto para escanteio.
Vitória da superação
Ao final da partida, os jogadores valorizaram o resultado, mas ponderaram que o grupo teve um período muito pequeno de preparação. O objetivo agora é buscar o aprimoramento para o primeiro jogo decisivo da Libertadores.

FICHA TÉCNICA:
Novo Hamburgo (0): Eduardo Martini; Alexandre (Mendes), Amarildo (André Paulino), Luís Henrique e Marlon; Chicão, Zaquel, Preto e Clayton; Juba (Juninho) e Paulinho Macaíba. Técnico: Itamar Schulle.
Internacional (1): Muriel; Nei, Rodrigo Moledo, Índio e Kleber; Josimar (Bolatti), Guiñazu, João Paulo (Gilberto) e Oscar; Dagoberto (Jô) e Leandro Damião. Técnico: Dorival Júnior.
Gols: Oscar (I), aos 11min do primeiro tempo.
Cartões amarelos: Alexandre, Marlon (NH); Guiñazu, Josimar (I).
Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliado por Altemir Hausmann e Marcelo Barison.
Local: Estádio do Vale, em Novo Hamburgo
Foto:Por Alexandre Lops
Fonte: Assessoria