O Grêmio empatou com o Santos em 0 a 0, na noite desse sábado, na Vila Belmiro, pela 35ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Tricolor subiu para 54 pontos e alcançou o 5º lugar, diminuindo para dois pontos a diferença para o Botafogo, 4º colocado, último clube que estaria classificado para a Libertadores - caso o Nacional abra quatro vagas para a competição.
O resultado pode ser considerado positivo, já que o Grêmio atuou desde os 18min do primeiro tempo com um menos, já que Jonas foi expulso por dar um cotovelaço em Adriano. No segundo tempo, Victor ainda defendeu uma penalidade máxima cobrada por Zé Eduardo.
O Grêmio volta a campo no próximo sábado, às 19h30min, no Olímpico, para enfrentar o Atlético PR, rival direto na briga pela América.
O jogo
Com pouco público na Vila Famosa, um Santos sem muito o que fazer no campeonato começou dominando a partida diante do Grêmio. Jogando solto, sem responsabilidade, o time de Marcelo Martelotte instalou-se no campo gremista logo de início. Aos 2min, Zé Eduardo recebeu a bola na entrada da área e furou espetacularmente. Logo depois, o próprio Zé Love fez linda jogada na intermediária, sendo derrubado por Paulão. Marquinhos bateu desviado na barreira, cavando escanteio. Depois da cobrança, Rodriguinho arrematou com força, pelo lado direito.
O Santos tramava com qualidade pelo lado direito de ataque, com Leo, Zé Eduardo, Rodriguinho, Marquinhos e Keirrison. Até os 7min, o Grêmio não havia passado do meio-campo. Foi quando André Lima fez o pivô e foi derrubado por Dracena. Rochemback bateu a falta pelo lado direito de Rafael, no primeiro respiro ofensivo dos gaúchos.
A partir daí, o Grêmio foi se tranquilizando no jogo e mantendo um pouco mais a posse de bola. Aos 12min, Rochemback cobra escanteio ensaiado para Douglas, livre, na meia-lua da grande área, chutar para fora. Aos 18min, a reação do Grêmio passa a ser prejudicada por um lance intempestivo de Jonas. O artilheiro do Brasileirão protegia a bola tendo Adriano a acossá-lo. Jonas afastou o marcador santista com o braço, mas de forma violenta, tentando empurrá-lo uma vez e chegando a dar um cotovelaço no adversário. O árbitro Ricardo Ribeiro apontou falta e apresentou o cartão vermelho para o atacante tricolor, direto, sem escalas.
Com um jogador a mais, o Santos alvoroçou-se ao ataque. Aos 23min, após linda deixada de Keirrison, Zé Eduardo invadiu a área pela direita e finalizou na rede pelo lado de fora. Porém, o arroubo ofensivo do Peixe não chegou a assustar. Bem postado em campo, o time de Renato Portaluppi manteve o panorama do jogo, marcando e tentando jogar, sem ser amassado, mas apresentando pouquíssima força ofensiva.
Aos 37min, o grande lance de perigo do jogo. O arisco Zé Eduardo foi novamente derrubado na entrada da área – dessa vez, por Rafa Marques. Marquinhos cobrou a falta e encontrou Durval na marca do pênalti. Livre, o defensor santista raspou de cabeça, matando o goleiro Victor. Batido no lance, o camisa 1 gremista viu a bola passar caprichosa pelo lado direito, cruzando a linha de fundo.
Segundo tempo
Na etapa complementar, o Santos seguiu jogando mais tempo no campo do Grêmio. O técnico Marcelo Martelotte sacou o volante Roberto Brum e escalou o meia Alan Patrick, para dar maior criatividade à meia-cancha. Já o Grêmio, inferior numericamente em campo, adotou uma postura de resguardo, esperando o Peixe e pouco especulando no contragolpe.
Mesmo assim, o primeiro lance de perigo foi gaúcho. Em grande jogada, Lúcio triangulou com Fábio Santos e André Lima, pela esquerda. O ala cruzou e o centroavante cabeceou no bico da pequena área, com extremo perigo.
O Santos tinha a posse de bola e era mais incisivo, costurando sempre com muita qualidade com seus meias e avantes, tentando sempre entrar na área em combinação. Porém, quase sempre encontrava a defesa do Grêmio muito bem postada, com destaque para as atuações de Adílson e Paulão.
Isso sem falar de Victor.
Aos 23min, Rafael Marques se enrolou com a bola e foi batido por Zé Eduardo. O atacante invadiu a área e deu dois cortes no defensor, que cometeu pênalti claro. O árbitro Ricardo Ribeiro assinalou a cal. O próprio Zé Eduardo, principal figura do ataque santista, ajeitou a bola, correu e cobrou do lado direito, a meia altura. Victor pulou certeiro e espalmou firme para escanteio, salvando o Tricolor uma vez mais.
A defesa de Victor amornou os ânimos do Peixe. Sem a necessidade explícita da vitória, os paulistas seguiram arriscando, mas sem levar medo. O bem postado time de Portaluppi passou a controlar o jogo e ainda teve boas chances para marcar, com Lúcio e, principalmente, Viçosa – perdendo o gol que seria o da vitória aos 45min, chutando de dentro da área, pelo lado direito da meta defendida por Rafael.
No final, dadas as circunstâncias, o empate foi um bom resultado para o Grêmio. A briga pela Libertadores segue viva. Das últimas três partidas, o Tricolor terá duas em casa, exatamente contra os adversários diretos pela vaga: Atlético-PR e Botafogo.
Campeonato Brasileiro
- 35ª rodada
Santos 0 x 0 Grêmio
SANTOS
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo (Alecsandro); Roberto Brum (Alan Patrick), Adriano, Rodriguinho e Marquinhos; Zé Eduardo e Keirrison (Marcel).
Técnico: Marcelo Martelotte
GRÊMIO
Victor; Edilson, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima (Viçosa).
Técnico: Renato Gaúcho
Cartões:
Santos - Leo, Keirrison. Alecsandro e Adriano
Grêmio - Rafa Marques e Jonas (vermelho)
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG)
Auxiliares: Márcio Eustáquio Sousa Santiago (FIFA/MG) e Herberth Costa Andrade/MG
Data: 13/11/2010
Local: Vila Belmiro, Santos-SP
Fonte: Final Sports Foto: Grêmio