O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul determinou, em julgamento realizado na tarde desta terça-feira, em Porto Alegre, que o clube da Baixada deverá cumprir a perda de um mando de campo e pagar multa no valor de R$ 3 mil pelos incidentes ocorridos no estádio Bento Freitas, na partida entre Brasil e Internacional, no dia 23 de fevereiro do ano passado, quando alguns torcedores rubro-negros arremessaram objetos para dentro do gramado.
De acordo com o Presidente do GE Brasil, Helder Lopes, a punição (que poderia ter variado de R$ 100 a 100 mil, e de um a dez mandos de campo) foi aplicada ao clube de forma pedagógica. Entretanto, o próprio dirigente acredita que é o torcedor quem deve aprender com fatos ocorridos naquela semifinal da Copa Arthur Dallegrave.
- Todos sabem que a torcida do Brasil é muito apaixonada pelo time e fica tomada de emoção durante as partidas. Mas estes torcedores que extrapolam e chegam a cometer atos inconsequentes, como fizeram no jogo contra o Internacional, precisam entender que atitudes como estas só prejudicam o clube. Além do mais, ficou bem claro na audiência que se este tipo de incidente tornar a acontecer no Bento Freitas ou em qualquer outro estádio, a nossa punição será ainda muito maior – apontou o mandatário Xavante.
Com a pena aplicada nesta terça-feira, o rubro-negro terá que escolher por um estádio a mais de 100km de Pelotas para disputar o primeiro jogo como mandante no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão, marcado para o dia 17 deste mês, diante do 14 de Julho de Livramento.
E FALANDO EM SEGUNDONA...
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) informou também na tarde desta terça-feira que a divisão de acesso estadual está de volta após a paralisação imposta pela própria entidade, no último sábado. Com o retorno da competição, o jogo do Brasil contra o Bagé está confirmado, só que a partida foi transferido de quarta para quinta-feira desta semana. O horário do confronto na região da fronteira segue o mesmo: 20h30.
Leonardo Crizel - Assessoria de Imprensa G.E.Brasil