Considerando que as normas de conduta de atendimento em urgência indicam a necessidade de superfícies rígidas para massagens cardíacas, e também imobilizações cervicais rígidas em casos de traumas cranianos e lesões da coluna cervical, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF), através de seu Departamento Médico (DM), recomenda a todos os clubes que, se possível, eliminem o uso de macas de lona como transporte de atletas.
O alerta foi motivado principalmente depois da observação feita em alguns jogos e da constatação de que algumas destas macas estão desgastadas e apresentam riscos de quedas das pessoas a serem transportadas.
Desta forma, baseado na literatura, o mais adequado seria que estes atletas fossem transportados em macas rígidas que podem ou não ter uma forração de pequena altura para mais conforto e que contribuiria para maior segurança nos nossos jogos.
Além disso, o DM da FGF lembra a todos os clubes participantes do Campeonato Gaúcho da 1ª Divisão, segundo seu regulamento, que existe a obrigatoriedade da apresentação de identidade medica, sempre que for solicitada por parte da arbitragem ou equipe de mesa da Federação. Também o número do registro do Conselho Regional de Medicina na assinatura da súmula. Profissionais sem este número, ou que, quando solicitado não apresentaram a devida identidade, não poderão ocupar o lugar do médico no banco de reservas.