O início de Segundona para o São Paulo aconteceu com um empate contra o Guarany de Camaquã. Partida marcou a estreia do adversário em uma competição profissional, foi equilibrada e teve como destaque a defesa Rubro-Verde que se esforçou para manter o resultado. Próxima rodada terá confronto com Farroupilha, em Rio Grande.
Dezenas de torcedores do São Paulo deslocaram-se até Camaquã para acompanhar a partida. Colocados atrás de uma das goleiras do estádio Coronel Silvio Luiz, os rio-grandinos acabaram protestando. No São Paulo, o técnico Leco optou pelo esquema 4-5-1 com apenas o veloz Felipinho no ataque. O time da casa fez sua estreia na Segundona, o que motivou uma festa muito grande da comunidade de Camaquã.
Na entrada dos atletas do time da casa, alguns rojões espocaram perto dos jogadores dentro do gramado e inclusive de profissionais da imprensa. O zagueiro Silva do São Paulo acabou atingido na coxa e relatou a forte dor. "Está doendo para caramba, mas mesmo assim vou para o jogo", disse. Segundo os profissionais de imprensa que estavam no estádio Coronel Silvio Luiz, baterias dos fogos de artifício estavam colocadas dentro de campo.
Jogo tenso no início, com a arbitragem previsando conter os ânimos, inclusive apresentando cartões. A tônica do primeiro tempo acabou sendo algumas chances de gols perdidas pelos dois lados e um jogo truncado no meio-campo. Pelo lado do Sampa, Mazinho e Thiago Saraçol desperdiçaram oportunidades claras.
Com apenas um atacante em campo, o São Paulo acabou cedendo espaços ao Guarany, que levou perigo ao goleiro Sandro. Atento a isso, o técnico Leco corrigiu com uma alteração, no intervalo. Colocou Geison para fazer dupla com Felipinho e passou o meia Thiago Saraçol para a lateral-direita no lugar de Henrique, que deixou o gramado.
No segundo tempo, as condições climáticas reduziram o ritmo do jogo, mas as oportunidades de gol voltaram a aparecer. Zezé, que substituiu Edimário, quase marcou em cobrança de falta. Depois foi a vez de Leandro Guerreiro parar no goleiro Sandro e, alguns instantes após isso, Zezé salvou o gol do Guarany, em cima da linha.
Nos últimos vinte minutos de jogo a partida caiu consideravelmente de produção e a defesa Rubro-Verde teve muito trabalho para garantir a conquista de um ponto pelo São Paulo. Ao final do jogo, o técnico Leco avaliou a partida. "Conquistamos um ponto importante, o início sempre difícil, espero agora ter mais tempo para trabalhar esta semana e com isso vencermos o próximo jogo que é em casa", afirma. No próximo domingo, 7, o São Paulo pega o Farroupilha, no Aldo Dapuzzo.
José Finkler( Jornal Agora -rg)