quinta-feira, fevereiro 17

Valeu por oito!

A última apresentação do Brasil antes de começar a luta pelo acesso na Segundona Gaúcha foi algo para encher de esperanças a torcida Xavante. Mesmo enfrentando uma equipe entrosada, que vem disputando o Gauchão, o time rubro-negro mandou no amistoso da noite desta quinta-feira e empilhou golaços para fazer 4 a 1 no Lajeadense. Os torcedores que compareceram ao estádio Bento Freitas viram um verdadeiro espetáculo e já começaram a sonhar com a volta do clube da Baixada ao lugar de onde ele nunca deveria ter saído.

A verdadeira batalha, entretanto, só começa no outro fim de semana. A data ainda está indefinida, mas a estréia do Brasil no Campeonato Gaúcho da Segunda Divisão deve acontecer no dia 26 deste mês, e não no dia 27, como estava marcado. O adversário e o local, é claro, não mudam. A partida vai ser em casa, contra o 14 de Julho, de Livramento.


Torcida rubro-negra compareceu em bom número e pode desfrutar de uma noite inspiradíssima do time Xavante. Foto: Carlos Insaurriaga
O JOGO
O Brasil demorou um pouco para encaixar o time na partida e só conseguiu levar perigo à meta do Lajeadense pouco antes dos 15 minutos, quando Clayton ajeitou uma bola de calcanhar e Moscatelli apareceu de trás para bater firme, no canto, obrigando o goleiro Fernando a fazer uma bela defesa para evitar a abertura do marcador. Do outro lado, o time visitante apenas arriscava alguns chutes de longa distância e o jogo se resumia mais ao estudo.

Já aos 30 minutos, a torcida chegou a soltar o grito nas arquibancadas, mas o árbitro marcou falta de Carlos Alberto no momento em que ele aproveitou a cobrança de escanteio para cabecear a bola direto para o fundo da rede. O gol não valeu, mas serviu para incendiar a equipe Xavante, que foi com tudo para cima do clube de Lajeado. Logo na sequência do lance, Felipe Oliveira invadiu a área e quase marcou por cobertura na saída do arqueiro alvi-azul, na melhor oportunidade do primeiro tempo.

Depois do intervalo, em compensação, o Brasil voltou fulminante, e antes do primeiro giro do ponteiro mexeu no placar. Clayton recebeu na entrada da área, girou em cima da marcação e soltou um canhotaço no ângulo do goleiro Gallas, que nada pode fazer para impedir o belíssimo gol do centroavante rubro-negro.

O time da Baixada se soltou ainda mais no jogo com a vantagem no placar, mas ela não durou muito tempo. Aos 10 minutos, Marquinhos se livrou dos marcadores, invadiu a área Xavante e chutou colocado, no canto direito do goleiro Adilson, empatando a partida com outro belo gol.

A essa altura o amistoso já estava quente, teve até princípio de confusão após uma troca de tapas e cotoveladas. Mas os comandados do técnico Hélio Vieira mostraram maturidade para colocar a bola no chão, reassumir o controle da partida e voltar a criar as melhores chances de ataque. Em uma dessas chances, inclusive, saiu o segundo gol rubro-negro. E que gol.


Felipe comemou demais com o golaço. Foto: Carlos Insaurriaga
Após receber um passe na entrada da área, Felipe Oliveira viu a marcação chegando e deu um corte que deixou o defensor do Lajeadense procurando o caminho de casa. Não bastasse o lindo drible, o atacante ainda encheu o pé esquerdo e a acertou uma bomba que fez a bola bater no travessão e estufar as redes com uma força impressionante. Merecia moldura.

Na comemoração, Felipe jogou a camisa pro ar, extravasou, e a torcida foi junto com ele. Aí, sabe como é: com o caldeirão fervendo não há adversário que resista. E, mesmo faltando apenas alguns minutos para o apito final, Galego e Leandro Marangon ainda conseguiram transformar a vitória em goleada.

O lateral-esquerdo bateu uma falta pela direita cheia de efeito, a bola desviou na defesa morreu mansamente dentro do gol. Já o volante recebeu um passe milimétrico depois da linda tabela entre João Emir e Jone, e acertou um chute seco, no cantinho, colocando mais uma obra de arte na galeria da noite, e determinando o placar final do duelo: Brasil 4 x 1 Lajeadense.

- Esse adversário foi o mais difícil que nós encontramos na pré-temporada. Mesmo assim, nós conseguimos tirar o espaço do time deles, que é muito qualificado, e chamamos a torcida pro nosso lado. Eu ainda tive a felicidade de fazer um gol, mas o que importa de verdade é sair com a vitória – declarou o atacante Felipe Oliveira, em entrevista ao final da partida.

Fonte: GEB