domingo, julho 10

É campeão! Avenida aplica virada no Brasil-FAR, conquista a Segundona e retorna à elite

É campeão! Numa partida eletrizante o Avenida venceu o Brail-FAR por 3 a 1 na noite deste domingo, 10, e trouxe o caneco da Série B para Santa Cruz. O título é inédito para a cidade, já que tanto o Periquito quanto o Santa Cruz sempre haviam subido com vice-campeonatos. Os gols da vitória saíram mais uma vez depois dos 40 minutos da segunda etapa...

AVENIDA CAMPEÃO!

Foi sofrido, como toda a campanha do Avenida. Com o apoio de cerca de 100 torcedores que vieram de Santa Cruz do Sul para Farroupilha, o Periquito mostrou personalidade e demonstrou um bom futebol nos instantes inciais. O golpe foi o gol do Brasil-Fa, com Rafael Xavier, aos 17 minutos. Mas o alviverde não se abateu e chegou ao empate, com um belo gol de Fininho, aos 30.

No segundo tempo, o Brasil-Fa assumiu o controle das ações e passou a pressionar, chegando com ímpeto ao ataque. A defesa do Avenida, em noite inspirada, suportou a pressão e conseguiu neutralizar o adversário. E a torcida, ansiosa pelo término da partida, comemorou quando o Avenida virou o jogo com Éder Lazzari e fez o terceiro com Baiano, aos 49. Festa pelo acesso à Série A e pelo título da Segundona 2011.

O JOGO

1º TEMPO

O Brasil-Fa todo de branco deu a saída. O jogo começou disputado, como era previsto pela relevância do empate. Bocha chegou firme em Gavião, na primeira disputa mais ríspida. A primeira chance de gol foi do Avenida. Éder Machado acertou um bom chute e Luíz Müller mandou para escanteio. Na esquerda, Alex Amado cortou para dentro e bateu. Luíz Müller trabalhou novamente.

Nos primeiros cinco minutos, foram duas finalizações do Avenida, que tinha o controle das ações. Logo depois, o Brasil-Fa apareceu em campo. Marquinhos Paraná chutou em cima da defesa, na primeira tentativa. Aos sete minutos, Fininho fez falta em Gavião na meia esquerda. Tiago cobrou e Rodrigo Feijão foi soberano no alto. A resposta do Avenida veio com Fininho, que lançou Alexandre na esquerda e o passe foi açucarado, mas Alex Amado pegou mal.


BRASIL-FAR ACORDA E CHEGA AO GOL

Fábio Pinho aproveitou logo depois e soltou um petardo, que complicou a vida do goleiro do Brasil. Tiago Renz veio em velocidade na sequência e colocou a bola na área. Ficou fácil para Rodrigo Feijão. E Fábio Pinho perdeu a chance incrível da primeira etapa. Ganhou da zaga na velocidade e deu um toque por cobertura, mas não foi suficiente para deslocar o goleiro. O torcedor não contia o nervosismo. Roía as unhas, gritava. Tudo para empurrar os 11 atletas dentro de campo.

A chuva começou a cair em Farroupilha. E o Brasil-Fa teve dois momentos em sequência com o gramado molhado. Aos 17, Tiago Renz acertou o travessão e no rebote, a defesa não afastou e o chute de Gavião raspou a trave. Aos 19, Rafael Xavier subiu mais alto e aproveitou a chance. O carrasco acertou um toque no meio da zaga e colocou na rede: 1 a 0.

PRESSÃO PELO EMPATE

A consistência defensiva do Brasil-Fa evitava os avanços do alviverde. Aos 24, Teda cometeu uma falta e após a cobrança, Anderson Bill afastou. O Avenida partiu em contra-ataque em busca do empate. O revés significava o fim do sonho de retornar à elite. Em uma saída errada do Avenida, Xavier lançou Gavião, que dividiu com Rodrigo Feijão. O juíz deu escanteio e Tiago Renz bateu mal.

No contragolpe, a jogada em velocidade resultou em escanteio para o Avenida. Alexandre bateu curto, recebeu de volta e chutou firme. Luiz Müller agarrou com segurança. era o prenúncio do gol.

E o empate veio com Fininho aos 30 minutos, que acertou a pancada no canto esquerdo e sem nenhuma chance para Luiz Müller. Explodia a torcida alviverde, acanhada após o gol sofrido. O resultado voltava a ser a favor, vindo dos pés de um dos jogadores mais criticados no empate contra o Cerâmica.

EMOÇÃO NO FIM

A zaga do Brasil tinha dificuldades de segurar a dupla de ataque. Alex Amado e Éder Machado preocupavam o time da casa, que sentiu o golpe. E quem arriscou, assustando Luiz Müller, foi Éder Lazzari, aos 33 minutos. O Avenida engrenou nos minutos finais, as chegadas ofensivas se tornaram constantes. Aos 37, Rodrigo Dias recebeu o amarelo por uma falta no círculo central.

Aos 40, o Brasil-Fa chegou bem com Émerson Dantas e Éder Lazzari cedeu o escanteio. Depois, aos 41, Gavião arrematou e passou longe do gol de Rodrigo Feijão. O time da casa passou a ocupar melhor os espaços, apoiado pela torcida vermelha e verde que lotava as arquibancadas. O Avenida cavou um escanteio aos 43 minutos, mas não aproveitou. Ainda deu tempo de Éder Machado acertar a rede, pelo lado de fora, aos 46. O torcedor avenidense não parava de observar os ponteiros, desejando que girassem mais rápido...

2° TEMPO

PRESSÃO

O Brasil-Fa colocou um terceiro atacante para tentar a vitória. Kito entrou no lugar de Émerson Dantas. O time ganhou força ofensiva, mas o Avenida era insistente, principalmente através de Éder Machado. A peleia era equilibrada, com os dois times bem postados em campo. O setor defensivo afastava o perigo de um Brasil-Fa apressado, com ímpeto e vontade de passar à frente no marcador.

O sufoco culminou em uma jogada bem trabalhada na intermediária. Kito dominou e bateu com firmeza, mas Rodrigo Feijão fez a defesa. Na sequência, Tiago Renz quase marca, mas o goleiro salvou em cima da linha. No contra-ataque, Alex Amado escapou pela esquerda e inverteu o jogo para a direita. Alexandre recebeu livre dentro da área, driblou o goleiro, que o derrubou. Pênalti e cartão amarelo para Luiz Müller. Éder Machado bateu no canto, para fora.

TENSÃO

Após a penalidade, Brasil-Fa vai para cima. Com boa atuação, Alex Amado movimentava as ações no ataque. O Brasil-Fa demonstrou sua força, aos 16, quando chegou com Gavião, mas a zaga interceptou. Logo depois, aos 18, Marquinhos Paraná
disparou pela esquerda e na tentativa de afastar, a bola ficou com Kito, que se atirou na área. O
momento era favorável ao Brasil-Fa, que não deixava o Avenida respirar.

O Avenida ficou perto do segundo gol aos 21 minutos. Éder Machado chegou pela esquerda, cruzou para a área e Alex Amado dominou, fez o pivô e a bola ficou limpa para Fábio Pinho, que bateu sobre o gol de Luíz Müller. E o Periquito rondava o gol adversário com objetividade, em que a defesa foi obrigada a interceptar duas aproximações.

SUFOCO AUMENTA

O Brasil-Fa partiu com a maioria dos jogadores para o ataque. A entrada de Adão reformulou o setor ofensivo, com o jogador como referência. Aos 27, Alexandre fez boa jogada na esquerda, trouxe para o meio e arriscou o chute, que passou muito próximo. E Alex Amado deixava o torcedor do Brasil-Fa apreensivo, já que era o principal articulador. Beto Campos mudou, colocou Baiano em campo e a equipe se prevenia para neutralizar o adversário.

Aos 31, Tiago alçou a bola na área e Xavier quase cabeceou, mas a bola se perdeu pela linha de fundo. O Brasil-Fa queria achar o segundo gol em um detalhe como este. Aos 34, Tiago Rodrigues teve duas chances e Anderson Bill tirou na pequena área, em um carrinho providencial. A válvula de escape era com a velocidade de Felipe Garopaba, que partia ao ataque quando recuperava a bola. E o próprio Garopaba colocou a bola na rede aos 36 minutos, mas o assistente levantou a bandeira de forma equivocada.

VIRADA E TÍTULO!

A torcida do Avenida cantava forte nas arquibancadas. E no gramado, os últimos 10 minutos foram dramáticos. Aos 39, Tiago Renz bateu falta pela direita e Anderson Bill mergulhou para afastar. desgaste físico já era visível nas duas equipes, mas a vontade de estar na elite era maior.

Aos 43, Éder Lazzari dominou na esquerda, partiu para a esquerda e bateu com força. Um belo gol, onde Luíz Müller saltou no ar e a bola foi morrer no canto esquerdo. Era o gol que garantia a vaga e o título da Segundona. O torcedor foi ao delírio, enquanto o outro lado era um silêncio sepulcral. Vitória para acabar com a "touca" do time de Farroupilha.

Aos 47, Baiano ainda marcou o terceiro, obrigando Márcio Chagas a apitar o fim da partida! É campeão!

FICHA TÉCNICA

BRASIL-FAR 1X3 AVENIDA

BRASIL-FAR
Luiz Müller; Tiago, Everton, Xavier e Fabinho; Rodrigo Dias, Tiago Renz (Tiago), Émerson Dantas (Kito) e Marcos Paraná; Rafael Xavier e Gavião (Adão)
Técnico: Paulo Turra

AVENIDA
Rodrigo Feijão; Teda, Anderson Bill, Márcio Nunes e Fininho; Bocha (Rangel), Éder Lazzari, Fábio Pinho (Baiano) e Alexandre; Alex Amado (Felipe Garopaba) e Éder Machado
Técnico: Beto Campos

Gols: Farale Xavier, aos 18 minutos do 1° tempo (Brasil-Far) Fininho, aos 30 minutos do 1° tempo, Éder lazzari aos 45 e Baiano aos 49 minutos do 2° tempo (Avenida)
Amarelos: Rafael Xavier, Rodrigo Dias, Luiz Muller (Brasil-Far) Alexandre, Bocha (Avenida)

Árbitro: Márcio Chagas da Silva
Assistentes: Altemir Hausmann e Alexandre Kleinich
Local: Estádio das Castanheiras, em Farroupilha, neste domingo, 10


fonte: Redação Portal Gaz