domingo, setembro 23

Times apostam no clássico para arrumar crises internas


O velho chavão do futebol diz que o clássico pode arrumar ou desarrumar a casa. E em Bra-Pel, não é diferente. Quem vai arrumar a casa no duelo deste domingo (23): o Brasil, que tenta administrar uma possível crise entre o craque e o treinador, ou o Pelotas, que ainda busca acertar a sua defesa inconstante? A resposta apenas no final da tarde, quando os últimos torcedores estarão deixando o estádio Bento Freitas.CriseO clássico 351 deste domingo tinha tudo para ser mais tranquilo do que o anterior, pelo menos no lado rubro-negro. Mas, quando tudo parecia muito calmo nos lados da João Pessoa, uma crise entre o meia Marcos Paraná, melhor jogador da equipe, e o técnico Rogério Zimmermann, pode refletir no rendimento do grupo em uma das partidas mais importantes da temporada. A suposta crise, não é confirmada pela diretoria. O certo é que Marcos Paraná não participou do treinamento de quinta-feira e na sexta, enquanto esteve em campo, defendeu a equipe dos reservas. Moizés e Alexandre aparecem como prováveis substitutos, mas ninguém vai se surpreender se Paraná aparecer como a grande surpresa do clássico.
Eller é presença certa
Para não dizer que todas as notícias vindas da Baixada são negativas, o treinador poderá contar com um líder do grupo pela primeira vez no clássico. Depois de ficar afastado, por lesão, do duelo na Boca do Lobo, o zagueiro Fabiano Eller é presença certa no time. O jogador foi, inclusive, preservado do coletivo de sexta devido ao desgaste dos últimos jogos. Com ele, Zimmermann espera manter a consistência defensiva característica da equipe, que sofreu apenas sete gols na Copinha.

Pelotas
Se a defesa rubro-negra é o ponto forte, o mesmo não se pode dizer do lado áureo-cerúleo. Sem Bruno Salvador, ainda lesionado, e sem a proteção de Willian Paulista, que estava suspenso, a zaga do Pelotas acabou sofrendo três gols do Inter de Santa Maria, até então o pior time do Grupo B da Copa Hélio Dourado. Para acabar com a preocupação, o técnico Beto Almeida vai esperar até o último minuto para saber se Bruno Salvador terá condições de atuar no clássico. Com ou sem ele, Willian Paulista deve retornar ao meio-campo, formando o trio de volantes com Tiago Renz e Tiago Gaúcho.

As dúvidas, porém, não param por aí. A camisa 10 ainda não tem dono definido. Contratado na última semana, Diego Miranda era considerado o favorito para a posição. Mas Cleiton, recuperado de um virose, está pronto para o clássico. No ataque as possibilidades são muitas. Clodoaldo, em franca ascensão, é nome certo. Para jogar ao seu lado, Beto Almeida tem três opções. Nconco, artilheiro da equipe na Copinha, é o favorito. Se a opção for pelo histórico diante do Brasil, Sandro Sotilli tem grande chance. Já Robert, com seu estilo brigador, corre por fora na disputa pela camisa 9.

Ficha técnica
Brasil - 
Luiz Müller; Éder Silva, Jonas, Fabiano Eller e Edu Silva; Leandro Leite, Washington, Wender e Moizés (ou Marcos Paraná); Márcio Jonatan e Matão. Técnico: Rogério Zimmermann
Pelotas - Bruno; Igor, Eliézio (ou Bruno Salvador), Aylton Alemão e Carlinhos; Willian Paulista, Tiago Gaúcho, Tiago Renz e Cleiton; Clodoaldo e Nconco (ou Sandro Sotilli). Técnico: Beto Almeida
Arbitragem: Daniel Nobre Bins, auxiliado por Tatiana Jacques de Freitas e Leirson Peng Martins
Horário: 16h
Local: estádio Bento Freitas
Por: Henrique Risse
henrique@diariopopular.com.br