domingo, novembro 4

Brasil: E que venham as semifinais!

Em um lindo final de tarde de domingo, o Brasil recebeu o Sapucaiense na segunda partida das quartas de finais da Copa Hélio Dourado, no estádio Bento Freitas, e goleou pelo placar de 4 a 0. Os gols Xavantes foram marcados por Moisés - duas vezes -, Alex Amado e Márcio Jonatan. Os comandados do técnico Rogério Zimmermann precisavam de uma vitória simples, pois no primeiro confronto a equipe de Sapucaia do Sul ganhou por 2 a 1, porém a noite era do rubro-negro da Princesa do Sul, que com a goleada avançou para as semifinais da competição. O próximo adversário do GEB ainda não está definido, pois 14 de Julho de Livramento e Juventude terminaram as quartas com a mesma campanha, portanto será conhecido através de um sorteio na Federação Gaúcha de Futebol na tarde desta segunda. Entretanto, uma coisa é de conhecimento de todos: o Brasil jogará as semifinais da copinha com o apoio condicional da ‘Maior e Mais Fiel’ independente do adversário.
O JOGO
A torcida Xavante se fez presente em grande número na tarde deste domingo, e a partida começou com o ‘campo inclinado’, pois era só Brasil no ataque. Logo aos 4 minutos, Alexandre pegou rebote da zaga, ajeitou no pé esquerdo e chutou por cima da trave do adversário. E pra facilitar as coisas, aos 7 minutos, o Sapucaiense ficou com um homem a menos, pois Maicom Sapucaia foi expulso após reclamação com o árbitro.
Aos 14, Wender fez cruzamento de direita, Matão tentou cabecear, mas a bola passou pelo atacante e a zaga mandou pra escanteio. Aos 20, Wender novamente colocou a bola na área, Matão escorou pra Alex Amado que chutou prensado, mas a defensiva do Sapucaiense tirou o perigo. Aos 23, Edu Silva levantou na área, e Matão subiu sozinho e cabeceou por cima. Aos 25, Alex Amado fez grande jogada e arriscou uma bomba de fora da área, a bola ia entrar no ângulo, mas o goleiro Eliandro fez grande defesa e mandou pra escanteio. Estava amadurecendo o gol rubro-negro. E após uma sequência de cinco escanteios a favor do Brasil, ele surgiu. Aos 35, Moisés recebeu na grande área e foi derrubado pelo zagueiro. Pênalti marcado. Na cobrança, o próprio Moisés converteu com perfeição, colocando a bola longe do alcance do goleiro Eliandro. Explodia a Baixada com o gol que dava a classificação para o Brasil.
E o GEB queria mais. Aos 42, Moisés cobrou falta pra área e Fabiano Eller subiu mais que todo mundo e mandou de cabeça pra fora. Aos 48, no último lance do primeiro tempo, Matão foi lançado na entrada da área, o camisa 9 ajeitou com o peito para Moisés que chutou rasteiro, mas o goleiro adversário defendeu firme.
Na segunda etapa, o Xavante queria ampliar o placar, e seguiu em cima. Aos 3 minutos, Alex Amado foi lançado no ataque, mas perdeu o tempo da bola e acabou tocando pra Alexandre que chutou forte, por cima do gol. Aos 5, Fabiano Eller pegou rebote da zaga e levantou na área, Cirilo subiu e de cabeça mandou pelo lado. Depois disso, o GEB deu uma diminuída no ritmo e aproveitava os contrataques.
Aos 14, depois de grande jogada de Alexandre, o meia rolou pra Alex Amado que conduziu na grande área e mandou um torpedo, no ângulo de Eliandro que nada pode fazer. Xavante ampliava no Bento Freitas, dando mais tranquilidade para a torcida rubro-negra. Aos 17, Wender tabelou com Alexandre dentro da área, e chutou quase sem ângulo, a bola saiu tirando tinta do pé da trave.
E tinha mais! Aos 18, Matão recebeu na grande área e chutou forte com efeito, o goleiro Eliandro fez grande defesa, mas no rebote Moisés apareceu para empurrar para o fundo da rede. 3 a 0 no marcador. Depois do gol, o time do técnico Rogério Zimmermann deu uma segurada no jogo, trocando passes no meio campo. Aos 29, Alex Amado entrou na grande área pela esquerda e chutou rasteiro, o goleiro Eliandro defendeu firme.
O Sapucaiense pouco chegou ao ataque. Aos 33, Gaúcho cobrou falta e o goleiro Luiz Muller fez firme defesa. Já nos minutos finais, a estrela do artilheiro brilhou. Márcio Jonatan, que estava no banco e entrou no lugar de Alex Amado, deixou o dele. Aos 43, Éder Silva, que havia entrado no lugar de Edu Silva, fez grande jogada pela direita e cruzou, a bola passou por todo mundo menos por Márcio Jonatan, que só teve o trabalho de tocar pra rede. 4 a 0 na Baixada, e a classificação garantida.
Com o resultado, o Brasil avança para as semifinais da Copa Hélio Dourado e espera o adversário, que será conhecido na tarde desta segunda-feira, pois 14 de Julho de Livramento e Juventude tiveram a mesma campanha no final das quartas. Porém, devido aos números do GEB, a primeira decisão será no campo do adversário e a segunda partida no Bento Freitas. Independente da equipe que irá enfrentar, uma coisa é certa: a ‘Maior e Mais Fiel’ vai jogar junto!
Fotos: Carlos Insaurriaga
Fonte: Assessoria GEB