domingo, novembro 25

Só faltou o gol

Não foi o final que a Xavantada queria, mas a entrega foi total. No lindo final de tarde deste domingo, com a Baixada lotada, o Brasil recebeu o Juventude para a partida final da Copa Hélio Dourado, e ficou no zero a zero, deixando escapar o título da competição. Com a derrota de quinta, em Caxias do Sul por 2 a 1, o rubro-negro precisava de uma vitória simples para levar o caneco, mas a pressão ferrenha do Brasil não deu resultado, e o placar ficou fechado até o apito final do árbitro. Agora, resta projetar o próximo ano e almejar o acesso à primeira divisão do Gaúchão, e a Copa do Brasil, com a vaga assegurada pelo vice-campeonato da Copinha.
O JOGO
Com o Bento Freitas todinho tomado de vermelho e preto, o jogo começou com o GEB em cima. Aos 7 minutos, Márcio Jonatan ganhou disputa com o zagueiro, e cruzou rasteiro, Alex Amado quase alcançou, mas o goleiro mandou pra escanteio. Aos 13, Washington recebeu na intermediária e arriscou chute, a bola saiu forte tirando tinta da trave. A resposta do Juventude veio em seguida. Aos 20, Rodrigo Dantas pegou rebote dentro da área e chutou forte, Luiz Muller fez grande defesa.
O Brasil seguia pressionando. Aos 23, Éder Silva fez cruzamento da direita, Márcio Jonatan tentou o cabeceio, mas foi deslocado no ar, e acabou errado o arremate. Aos 26, Alex Amado recuperou bola na linha de fundo e cruzou pra trás, Wender chegou livre na marca do pênalti e chutou com o goleiro vencido, mas o zagueiro Rafael Pereira tirou a bola em cima da linha, impedindo o gol Xavante. A partida era muito disputada, com as duas equipes brigando muito pela bola.


Aos 34, Éder Silva chegou na linha de fundo e cruzou pra área, Márcio Jonatan tentou de letra, e na sobra Wender chutou para o fundo da rede, mas o bandeirinha marcou impedimento, anulando o gol. E no último lance do primeiro tempo, Marcos Paraná cobrou falta frontal ao gol do Juventude, mas a bola saiu raspando o pé da trave. Final de primeiro tempo na Baixada com placar igual.
Na segunda etapa, o rubro-negro seguiu em cima, pressionando o adversário. Aos 17, Marcos Paraná cobrou escanteio, Márcio Jonatan tentou duas vezes, a bola explodiu na zaga e no rebote Alexandre, que havia entrado no lugar de Éder Silva, chutou por cima do gol de Fernando. Aos 24, Alex Amado dentro da área rolou pra Alexandre, que chutou forte, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo.
Pressão total. E a massa Xavante empurrava o time. Aos 28, Marcos Paraná tabelou com Alexandre, e cara a cara com Fernando deu um toque por cima, mas o goleiro defendeu com os pés. O Juventude se defendia e saía nos contrataques. Aos 32, Alex Telles entrou na área, e chutou forte, a bola no caminho desviou em Zulu, mas Luiz Muller fez grande defesa.
Aos 37, cobrança de falta pra área, Márcio Jonatan subiu mais alto que todo mundo e cabeceou forte, o goleiro Fernando voou e fez linda defesa, tirando a bola que ia entraria no ângulo. O Brasil se jogou para o ataque, precisava do gol. Aos 44, Alexandre cobrou falta, a bola caprichosamente saiu raspando a trave. Aos 47, Matão, que havia entrado no lugar de Fabiano Eller, lançou para Márcio Jonatan na área, o atacante tocou de primeira, mas Fernando defendeu.
Aos 48, Márcio Jonatan tocou para Marcos Paraná na direita, dentro da área, o meia chutou cruzado, mas o goleiro segurou firme. E no último lance da grande final, aos 49, cobrança de falta na linha da meia lua, Marcos Paraná cobrou por cima da barreia, mas a bola saiu por cima, perto do travessão. Final de jogo no Bento Freitas. Placar fechado, e o título da Copa Hélio Dourado ficou com a equipe da Serra.
Após o apito final do árbitro, a torcida Xavante reconheceu o empenho dos jogadores, e deixou a Bento Freitas entoando gritos de apoio e o hino do Brasil, mostrando o amor e a paixão desta massa pelo clube da Baixada. Agora, os planos são todos pra 2013, quando o rubro-negro almeja o acesso à primeira divisão do Campeonato Gaúcho, no primeiro semestre, e a Copa do Brasil, com a vaga conquistada com o vice-campeonato da Copinha.
Fonte: Assessoria