Foi uma noite de sábado de luxo para o Grêmio. Demonstrando todo o seu poderia ofensivo, goleou o Ceará por 5 a 1 no Olímpico e assumiu temporariamente a quinta posição no Campeonato Brasileiro. Agora com 53 pontos, apenas um atrás do Botafogo, o domingo será de secação.
Os gols do Tricolor foram marcados por André Lima, duas vezes, Jonas, Fábio Rochemback e Douglas. Quando o resultado já estava definido, Magno Alves descontou para o Vozão.
No complemento da 34ª rodada, o time da Azenha torcerá por tropeços do próprio Fogão diante do Avaí, em Santa Catarina; do São Paulo (50 pontos) frente ao Corinthians, no Morumbi; e Atlético-PR (50) que encara o Flamengo no Rio de Janeiro.
Restando mais quatro jogos para o término da competição, os próximos confrontos serão realizados somente aos finais de semana até o dia 5 de dezembro. O Grêmio volta a campo dia 13, às 19h30min, para enfrentar o Santos na Vila Belmiro.
- O jogo
Diante da melhor defesa do Brasileirão até então, o Grêmio encontrou dificuldades nos movimentos iniciais para chegar à meta do Ceará. E não saiu atrás no marcador graças a duas boas intervenções de Victor.
Através de faltas laterais, os donos da casa quiseram apresentar o seu cartão de visitas. Logo aos três minutos, Fábio Rochemback cobrou da esquerda direto para o gol e Michel Alves socou para fora da área. Aos seis, Douglas levantou da direita de ataque e Adilson cabeceou de costas para cima e viu a bola bater em cima do travessão e sair.
No minuto seguinte os visitantes ameaçarem pela primeira vez. No cruzamento da direita, Heleno pegou de bate-pronto e exigiu que Victor se atirasse e espalmasse no meio do gol. Aos 14, Magno Alves veio cortando dentro da área da direita para o meio até o chute que o goleiro gremista precisou voar para defender.
Até os 24 minutos a partida se desenrolava em ritmo lento, com as defesas levando vantagem sobre os ataques. Foi quando Douglas cruzou de falta para a área e André Lima subiu junto com Paulão para cabecear e tirar o primeiro zero do placar.
A torcida ainda comemorava quando novamente entrou em ação o camisa 10 aos 30min. Após passe recebido quase na linha de fundo pela direita veio o levantamento na medida para Jonas bater de primeira e voltar a marcar depois de três jogos passando em branco.
Apenas mais cinco minutos foram necessários para que a fatura fosse liquidada ainda na etapa inicial. Na falta sofrida na risca da meia-lua por André Lima, que ocasionou a expulsão de Heleno, Fábio Rochemback soltou o canudo para marcar o terceiro gol.
Aproveitando o escore elástico e o cartão amarelo recebido por Adilson aos 28min, o técnico Renato Portaluppi sacou o volante aos 37 para promover a entrada de Souza.
E a vantagem só não foi maior ainda nos 45min iniciais porque o assistente Fernando Lopes assinalou três impedimentos equivocadamente. No último minuto regulamentar, Lúcio em condição legal tocou por cobertura e chegou a balançar a rede. No começo do jogo já havia sido assinalada outra irregularidade de maneira incorreta do próprio lateral e aos 40 minutos Jonas entrou cara a cara com Michel Alves e teve o lance invalidado.
Assim que o árbitro catarinense Célio Amorim determinou o começo do segundo tempo, o Grêmio já estava na frente querendo mais. No lançamento de Jonas, Fábio Santos progrediu pela esquerda, invadiu a área, olhou como se fosse cruzar e chutou direto na rede pelo lado de fora. Com quatro minutos foi a vez de Souza pegar um rebote de frente para a meta adversária e carimbar o travessão num tirambaço de primeira.
Pouco a pouco se percebia que a goleada estava por ser ampliada. Fato que foi comprovado aos 11min. Na cobrança de falta em dois toques, Douglas se aproveitou do goleiro adiantado e acertou o ângulo para fazer o quarto. Mais seis minutos e mais uma bola na rede. Jonas entortou o marcador pela esquerda, já dentro da área, e rolou para André Lima escorar e marcar.
Enquanto isso, Victor apenas assistia à noite de gala dos companheiros. Sem ser ameaçado, apenas viu Reina cobrar falta que passou perto do travessão aos 21. A resposta tricolor à afronta cearense aconteceu no minuto seguinte, com Jonas recebendo dentro da área e, acossado pelo marcador, tentando colocar no canto para desta vez Michel Alves justificar o salário.
Acusando dor, Gabriel foi sacado aos 27min dando oportunidade ao garoto Júnior Viçosa, com Souza sendo deslocado para a lateral direita. Em seguida, aos 32, Reina viu Magno Alves livre na entrada da área e deu o passe para o companheiro disparar o míssil sem chances para Victor.
Era o gol de honra do Vozão e o último do confronto, que ainda teve a troca de Lúcio por Gilson aos 35 minutos e uma boa participação de Victor salvando nos pés de Magno Alves aos 41.
Campeonato Brasileiro
34ª rodada
Grêmio 5 x 1 Ceará
GRÊMIO
Victor; Gabriel (Júnior Viçosa), Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson (Souza), Fábio Rochemback, Lúcio (Gilson) e Douglas; Jonas e André Lima.
Técnico: Renato Portaluppi
CEARÁ
Michel Alves; Boiadeiro, Diego Sacoman, Fabrício e Eusébio (Careca); Michel, João Marcos, Heleno e Geraldo (Reina); Washington (Anderson) e Magno Alves.
Técnico: Dimas Filgueiras
Gols:
Grêmio: André Lima (24min/1ºT e 17min/2ºT); Jonas (30min/1ºT); Fábio Rochemback (35min/1ºT); Douglas (11min/2ºT)
Ceará: Magno Alves (32min/2ºT)
Cartões amarelos:
Grêmio: Adilson e Lúcio
Ceará: Heleno, Geraldo
Cartão vermelho:
Ceará: Heleno
Árbitro: Célio Amorim (aspirante Fifa/SC)
Assistentes: Luis Alberto Kallenberger (SC) e Fernando Lopes (SC)
Local: Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS)
Data: sábado, 6 de novembro de 2010
Público total: 20.789
Público pagante: 18.362
Renda: R$ 356.349,00
por PC/Final Sports - Fotos: Luciano Leon/Divulgação