sábado, novembro 6

Inter sai atrás, mas busca empate em Goiânia: 2 a 2

O Internacional arrancou um empate em 2 a 2 frente ao Atlético-GO, na noite desse sábado, no Serra Dourada, pela 34ª rodada do Brasileirão. O Colorado foi para o intervalo perdendo por 2 a 0, mas buscou o resultado no segundo tempo. Os gols gaúchos foram marcados por Leandro Damião e Giulliano. Juninho e Elias balançaram as redes para o Dragão. Com o empate, o Inter foi a 51 pontos e caiu para a 7ª colocação, sendo ultrapassado pelo arquirrival Grêmio.
Na próxima rodada, o Internacional enfrentará o Avaí, domingo, no Gigante.

- O jogo
O Internacional começou melhor a partida diante do Atlético-GO, mas logo aos 2min já tinha levado um susto: Elias recebeu lançamento às costas da defesa e, cara a cara com Abondanzieri, chutou cruzado, para fora, perdendo o primeiro gol do jogo.

O lance não pareceu enervar a equipe de Celso Roth, que demonstrava suas qualidades e defeitos costumeiros: um excelente trabalho de bola e de transição entre a zaga e o meio-campo, com Kleber, Giulliano e Andrezinho costurando com clareza, mas pouca ou nenhuma agressividade ofensiva. Até os 11min, o Inter tinha dado apenas dois chutes fracos, desviados, ambos com Rafael Sóbis.

Até que, aos 12 minutos, acontece o lance patético da partida. O zagueiro Bolívar e o goleiro Abbondanzieri tentaram uma troca de passes dentro da grande área, mas não se entenderam muito bem: Bolívar foi devolver a bola para Pato, mas o passe saiu forte demais. O goleiro ficou vendido, vendo a pelota passar longe do seu alcance, entrando perigosamente na pequena área. E por lá entrou também o atacante Juninho, que se atirou de carrinho, dividindo com Índio e abrindo o placar para os goianos: 1 a 0.

O gol deu certa moral para o Dragão, que tentou pressionar. Aos 15min, numa cruzada de Elias, Índio tirou esquisito dentro da pequena área, espirrando a bola para trás, mas salvando o segundo gol. O Inter respondeu com seu bom trabalho de bola. Aos 17min, Giulliano, Nei e Andrezinho tramaram pela direita, e o camisa 10 arrematou bonito para a defesa segura do goleiro Márcio.

Mas aos 21 minutos, um novo lance estranho: depois do escanteio batido da direita, o árbitro Sandro Meira Ricci viu falta do atacante Leandro Damião em Juninho. Pênalti e cartão amarelo para o centroavante colorado. O bom meia Elias cobrou a penalidade no meio da meta, ampliando o placar.

O panorama do primeiro tempo seguiu inalterado, com o Inter tendo muito mais posse de bola e um pretenso domínio, mas sem invadir a área ou fustigar o goleiro Márcio. A melhor chance de gol aconteceu aos 30min. Depois de linda metida de Andrezinho, Damião antecipou-se à zaga, mas, na marca do pênalti, não conseguiu alcançar a bola, que raspou sua cabeça e saiu pela linha de fundo.

O Inter voltou para o seundo tempo acelerando o jogo, tentando recuperar o prejuízo da etapa inicial e forçando na bola aérea, procurando o centroavante Leandro Damião. O Atlético-GO se fechou, mas foi o primeiro a assustar: no contra-ataque, Juninho recebeu lançamento, limpou Nei e Bolívar, mas bateu alto, torto, longe do gol.

Aos 10min, a reação do Inter começava a se materializar. Nei fez excelente jogada pela direita, levou para o fundo e cruzou. A bola viajou e foi parar na testa de Leandro Damião, que subiu mais alto, vencendo o zagueiro e cabeceando com firmeza, batendo o goleiro Márcio: 2 a 1, com gol clássico de centroavante.

O domínio do Inter se intensificou. A equipe de Celso Roth trabalhava a bola com qualidade, quase o tempo todo no campo do adversário. Aos 21min, Giulliano achou Glaydson dentro da área. Sozinho, o volante tentou colocar, mas a bola subiu e passou longe da meta.

Aos 26min, o empate. Em lance semelhante ao que havia protagonizado na primeira etapa, Damião foi empurrado dentro da área: pênalti que Sandro Meira Ricci marcou e Giulliano converteu com extrema eficiência, batendo rasteiro, no cantinho direito de Márcio.

O resultado de empate era péssimo para o Atlético-GO, que briga para fugir do rebaixamento. O time de Renê Simões mudou sua atitude e passou a agredir o Inter. Aos 34min, dentro da área, Juninho tocou para Marcão. Na marca do pênalti, o centroavante bateu mascado, para fácil defesa de Pato.

O Dragão seguiu saindo mais para o jogo, pressionando o Internacional, mas sem qualidade ou força. Os gaúchos pareciam satisfeitos com o empate e pouco especulavam no contragolpe. Aos 43min, Anaílson cobrou falta do lado da área, e o volante Robston cabeceou com perigo, na última chance de gol dos goianos.

O Inter ainda teve a chance de matar o jogo. Edu brigou com a zaga na entrada da área, e a bola sobrou para Andrezinho. O camisa 10 entrou livre, sem marcação e tentou tirar o goleiro Márcio, mas acabou optando por forçar o pênalti. O árbitro não foi na onda de Andrezinho e ainda deu cartão amarelo para o armador.

Ficha técnica
Campeonato Brasileiro
34ª rodada
Atlético-GO 2 x 2 Internacional
ATLÉTICO-GO
Márcio; Victor Ferraz (Chiquinho), Uelton Felipe; Daniel Marques e Renatinho; Agenor, Rômulo, Robston e Elias (Anaílson); Juninho e Josiel (Marcão)
Técnico: Renê Simões
INTER
Pato; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Mathias, Glaydson, Giulliano (Edu), Andrezinho e Rafael Sóbis (Ilan); Leandro Damião (Marquinhos)
Têcnico: Celso Roth

Gols
Atlético-GO: Juninho, Elias
Inter: Damião, Giulliano

Cartões
Atlético-GO: Uelton Felipe, Agenor
Inter: Damião, Kleber, Andrezinho
Árbitro: Sandro Meira Ricci (aspirante Fifa/DF)
Auxiliares: João Antonio Sousa Paulo Neto (DF) e Luciano Benevides de Sousa (DF)
Data: 06/11/2010
Local: Serra Dourada, em Goiânia-GO

por FS - NE - Fotos: