Contrariando o retrospecto negativo no Estádio Serra Dourada, o Grêmio superou o Goiás por 2 a 0 na noite desta quarta-feira e subiu para a sétima posição momentânea, agora com 50 pontos, quatro atrás do Botafogo, o quarto colocado.
André Lima, aos 31 minutos do primeiro tempo, e Diego Clementino anotaram os gols do Tricolor nesta 33ª rodada do Campeonato Brasileiro.
Após nove dias fora de Porto Alegre, o Grêmio retorna para Porto Alegre nesta quinta e já começa a se preparar para encarar o Ceará no próximo sábado, a partir das 19h30min, no Olímpico.
- O jogo
A partida começou com um lance polêmico, o que tem sido característico nos confrontos do Brasileirão envolvendo o Grêmio nas últimas rodadas. No passe em profundidade de Adilson para Gabriel pela direita, o lateral cruzou e André Lima colocou para o fundo da rede. No entanto, o assistente Ciro Chaban Junqueira assinalou impedimento.
A resposta do Goiás veio no minuto seguinte, quando Felipe dominou quase na meia lua, observou o posicionamento de Victor e tentou colocar no canto baixo esquerdo do goleiro, que caiu atrasado espiando a bola sair perto de sua trave.
Mais presente no campo de ataque, os visitantes perderam boa oportunidade de arremate aos oito, quando Fábio Santos, na entrada da área, furou em bola na hora da conclusão. Outras tentativa aos 13min, através de Fábio Rochemback de longa distância, explodiu no defensor antes de chegar em Harlei.
Já Victor trabalhou aos 15 e 17 minutos ao salvar com os pés o chute de Felipe e com as mãos a cabeçada à queima roupa do lateral Jones. No lance anterior, Rafael Moura aparou de primeira dentro da grande área e mandou a bomba que explodiu no peito de Paulão.
Com a chegada da metade do primeiro tempo, o Esmeraldino tentava equilibrar as ações, mas a carência técnica impedia que algo de bom fosse construído. Por sua vez, o Tricolor foi à frente de maneira efetiva aos 31min. Na jogada que iniciou com Victor, Gabriel conduziu em velocidade pela direita e inverteu para Lúcio na esquerda. O lateral progrediu e cruzou na medida para André Lima chegar batendo para dentro do gol.
Sem registros ofensivos até o intervalo, o jogo se caracterizou mais por erros do que acertos por parte de ambos os times. Mesmo assim, a equipe gaúcha demonstrou mais vontade e competência, o que acabou por se refletir no placar.
Iniciada a segunda etapa, os donos da casa apresentaram duas modificações: Wellington Saci e Everton Santos nas vagas de Douglas e Felipe. Com o mesmo time, foi o Grêmio que marcou presença no ataque. Aos 13 minutos, Jonas obteve vantagem sobre o zagueiro dentro da área e chutou em cima de Harlei. Já aos 17, desta vez de fora, André Lima soltou o canudo e lá estava o experiente goleiro para defender de novo.
Dois minutos antes de Renato Portaluppi trocar André Lima por Diego Clementino, aos 20, outra ocorrência discutível na área alviverde. No lançamento de Jonas para Lúcio, junto à linha de fundo, a bola bateu no braço de Wellington Monteiro e o árbitro José de Caldas Souza nada assinalou apesar da reclamação gremista.
A vitória parcial correu riscos aos 29 e 30min, quando o chute de Jones desviou em Adilson e foi para escanteio; e Fábio Rochemback salvou outro arremate vindo de fora da área.
Com 32, Adilson deixou o campo para o ingresso de Ferdinando e aos 44 Neuton substituiu a Lúcio. No minuto anterior, a polêmica aconteceu na área do Grêmio. Paulão chegou atrasado e derrubou Marcão, mas mais uma vez o árbitro deixou passar.
A partida se encaminhava para o encerramento com o escore mínimo, quando aos 48 Douglas rolou para Diego Clementino entrar livre e tocar para o fundo da rede na saída de Harlei.
Campeonato Brasileiro
33ª rodada
Goiás 0 x 2 Grêmio
GOIÁS
Harlei; Douglas (Wellington Saci), Ernando, Marcão e Jones; Amaral, Wellington Monteiro, Carlos Alberto e Marcelo Costa (Wendel Lira); Rafael Moura e Felipe (Everton Santos).
Técnico: Jorginho
GRÊMIO
Victor; Gabriel, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Adilson (Ferdinando), Fábio Rochemback, Lúcio (Neuton) e Douglas; Jonas e André Lima (Diego Clementino).
Técnico: Renato Gaúcho
Gols:
Grêmio: André Lima (31min/1ºT); Diego Clementino (47min/2ºT)
Cartões amarelos:
Goiás: Amaral, Marcão e Rafael Moura
Grêmio: Gabriel
Árbitro: José de Caldas Souza (DF)
Assistentes: Márcia Lopes Caetano (Fifa/RO) e Ciro Chaban Junqueira (DF)
Local: Estádio Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Data: quarta-feira, 3 de novembro de 2010
Público total: 2.235
Renda: R$ 45.715,00
por PC/Final Sports - Foto: Clicesportes