quarta-feira, novembro 3

Inter empata com o Fluminense no Beira-Rio

O Internacional empatou com o Fluminense, em 0 a 0, nesta quarta-feira, no estádio Beira-Rio, e manteve a distância de oito pontos para a equipe carioca líder do Brasileiro. Caso o Cruzeiro vença o São Paulo, às 21h50min, o clube mineiro ficará a 10 pontos do colorado. Com o resultado, a conquista do título fica muito difícil e a tendência é que o clube passe a se preocupar exclusivamente com o Mundial de Clubes que ocorre em dezembro, em Abu Dhabi.

No primeiro tempo, o Internacional teve maior posse de bola e criou as melhores oportunidades para abrir o placar. Já o Fluminense levou perigo nos contra-ataques e ainda teve o melhor em campo, o goleiro Ricardo Berna, que salvou o time carioca em algumas oportunidades. Na segunda etapa, a equipe de Celso Roth seguiu pressionando, mas não conseguiu transformar o maior domínio da posse de bola em gols, mais uma vez com grande atuação do goleiro do Fluminense, e o resultado não podia ser diferente de um 0 a 0.
O jogo
A partida começou com o Inter pressionando o Fluminense, mas sem criar oportunidades e com ambos os times estudando a melhor forma de superar o adversário. O primeiro chute a gol ocorreu aos cinco minutos, Marquinho recebeu passe na entrada da grande área e chutou cruzado. Renan fez fácil defesa. A resposta veio no minuto seguinte. Após cobrança de escanteio da esquerda de ataque, Alecsandro cabeceou e a bola passou do goleiro Ricardo Berna, mas Diguinho próximo a linha do gol conseguiu afastar de cabeça. No lance seguinte, Sobis acertou o poste esquerdo do Flu, mas o árbitro Evandro Rogério Roman já havia parado a jogada assinalando impedimento de Giuliano, que deu o passe de cabeça para o atacante.

O Inter seguia com a iniciativa da partida, mas volta a apresentar a dificuldade de criar oportunidades de gol. Já a equipe carioca, se defendia com qualidade e buscava sair em rápidos contra-ataques para tentar abrir o placar. Aos 16min, Mariano avançou pelo lado direito de ataque e cruzou rasteiro. A bola passou por toda a defesa do Inter e foi parar nos pés do centroavante Washington, mas os defensores colorados conseguiram afastar o perigo. Um minuto depois, após cobrança de escanteio pela esquerda de ataque, Índio cabeceou e Berna fez firme defesa.

Aos 29min, o Fluminense partiu em um rápido contra-ataque. O meia Conca recebeu passe dentro da grande área e chutou rasteiro, mas a bola saiu à direita da goleira defendida por Renan. Neste momento do jogo, o Inter errava muitos passes, o que dificultava ainda mais a armação de jogadas ofensivas. Três minutos depois, Giuliano vacilou próximo a grande área, Fernando Bob aproveitou e chutou forte, mas por cima do poste superior de Renan. Aos 33min, D’Alessandro cobrou falta próxima a grande área, pelo lado esquerdo, e a bola passou próximo ao poste direito de Berna.

O Internacional voltou a levar perigo para o Fluminense aos 40min. Sobis recebeu passe na meia lua da grande área, ajeitou e chutou rasteiro. Berna fez a defesa, mas deu rebote. Alecsandro aproveitou e chutou de primeira, mas a bola bateu no poste esquerdo do Fluminense e saiu pela linha de fundo. Três minutos depois, Nei cruzou Sobis cruzou rasteiro. Giuliano bateu de primeira e mais uma vez o goleiro da equipe carioca salvou dando um tapa para o lado. Aos 44min, Mariano invadiu a área pela esquerda de ataque, cortou para o meio e bateu, Renan fez defesa segura.

O Inter voltou para a segunda etapa da mesma forma que terminou o primeiro tempo, pressionando. Logo a três minutos, Alcsandro cobrou falta da intermediária próximo a grande área próximo ao poste superior de Ricardo Berna. Cinco minutos depois, Giuliano recebeu passe na entrada da área pela direita de ataque, ajeitou a bola e chutou. Mais uma vez o goleiro do Fluminense fez a defesa. Depois de um breve período de domínio do Fluminense, o Inter respondeu aos 17min. Marquinhos, que havia entrado no lugar de Giuliano, recebeu passe na entrada da área pela esquerda de ataque, invadiu e chutou, mas a bola saiu fraca e rasteira para fácil defesa de Berna.

O Inter seguia pressionando e, aos 19min, Rafael Sobis cabeceou e obrigou o goleiro carioca a tapear pela linha de fundo. Três minutos depois, foi a vez de Leandro Euzébio cabecear para o chão e obrigar Renan a tocar a bola pela linha de fundo. Aos 24, Leandro Damião aproveitou cruzamento de D’Alessandro da direita e cabeceou nas mãos de Berna. O domínio colorado seguia e o Fluminense aumentou ainda mais os cuidados defensivos. Para atacar o Inter, somente nos contra-ataques.

Aos 33min, Andrezinho bateu falta dentro da meia lua da grande área e Ricardo Berna mais uma vez fez grande defesa, empurrando a bola para a linha de fundo com a ponta dos dedos. Após a cobrança de escanteio, Guiñazu lançou Leandro Damião. O centroavante matou a bola no peito, girou dentro da área sobre o marcador, mas chutou desviado sem perigo para o Flu. Bem marcado, o time de Muricy Ramalho tinha dificuldades para chegar no ataque. Como o Inter seguia pressionando, deixava espaços para o adversário, mas conseguia neutralizar as rápidas jogadas do adversário. O time de Roth lutou até o final, mas não conseguiu marcar e o resultado não podia ser diferente de um 0 a 0.

No próximo sábado, às 19h30min, o Internacional enfrenta o Atlético-GO, no Serra Dourada, em jogo válido pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Alecsandro, Guiñazu e D’Alessandro receberam o terceiro cartão amarelo e desfalcam a equipe em Goiânia.

Ficha técnica:
Internacional 0 x 0 Fluminense
Campeonato Brasileiro - 33ª rodada

INTER
Renan; Nei, Bolívar, Índio e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Giuliano (Marquinhos), D'Alessandro, Rafael Sóbis (Leandro Damião); e Alecsandro (Andrezinho).
Técnico: Celso Roth.
FLUMINENSE
Ricardo Berna; Mariano, Gum, Leandro Euzébio e Carlinhos; Diguinho, Fernando Bob (Valencia), Marquinho, Tartá e Conca (Belletti); Washington (Rodriguinho).
Técnico: Muricy Ramalho

Cartões Amarelos:
Inter: Guiñazu (3º), Wilson Matias, D’Alessandro (3º), Alecsandro (3º)
Fluminense: Diguinho, Tartá, Gum
Público total: 20.069
Árbitro: Evandro Rogério Roman-PR (FIFA)
Assistentes: Alessandro Álvaro Rocha de Matos-BA (FIFA) e José Carlos Dias Passos-PR
Local: Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre
Data: 03 de novembro de 2010

por Carmelito Bifano/Final Sports - Fotos: Lucas Uebel/Vipcomm