O Grêmio entra na Vila Belmiro neste sábado, às 19h30min, para enfrentar o Santos, pela 35ª rodada do Brasileirão, e manter vivo o sonho de figurar novamente entre os melhores clubes da América. A equipe de Renato Portaluppi ocupa a 6ª colocação, com 53 pontos, e pode alcançar o Botafogo, que está em 4º lugar, com 56 pontos. Entre os gaúchos e os cariocas, há o Atlético-PR, 53 pontos, 5º colocado e também postulante a uma das vagas na Libertadores. O Santos, campeão da Copa do Brasil e garantido na competição sul-americana, está em 7º, com 51 pontos, e não tem mais nada a fazer no certame.
Dentro de campo, o Tricolor terá a equipe praticamente completa para tentar aquela que poderá ser a segunda vitória gremista na Vila Belmiro em toda a sua história - até hoje, só uma: 1 a 0 em 1999, pela seletiva da Libertadores. Os desfalques são o volante Vilson, ainda recuperando-se de uma contusão muscular, e o lateral-direito Gabriel, que sofreu uma lesão grau 2 na coxa direita e deve parar por 15 dias. Adílson será mantido na primeira função de meio-campo, e Edílson ganhará a vaga de Gabriel.
No Santos, a grande ausência será o atacante Neymar, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Em seu lugar, o técnico Marcelo Martelotte - que será substituído por Adílson Batista em 2011 - escalará o centroavante Keirrison.
Primeiro turno
No primeiro turno, as duas equipes se enfrentaram no dia 28 de agosto, com vitória do Peixe, por 2 a 1, em pleno Olímpico. Os gols santistas foram marcados por Neymar e Rodriguinho. O centroavante Borges descontou para o Grêmio. Antes dessa partida, Grêmio e Santos já haviam se encontrado duas vezes no ano, em confrontos válidos pelas semifinais da Copa do Brasil. Os meninos da Vila levaram a melhor, perdendo em Porto Alegre por 4 a 3 e depois revertendo o placar em casa: 3 a 1, vaga na final e, logo depois, o título da competição.
Campeonato Brasileiro
- 35ª rodada
Santos x Grêmio
SANTOS
Rafael; Pará, Edu Dracena, Durval e Léo; Roberto Brum, Adriano, Rodriguinho e Marquinhos; Zé Eduardo e Keirrison.
Técnico: Marcelo Martelotte
GRÊMIO
Victor; Edilson, Paulão, Rafael Marques e Fábio Santos; Fábio Rochemback, Adilson, Lúcio e Douglas; Jonas e André Lima.
Técnico: Renato Gaúcho
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (FIFA/MG)
Assistentes: Márcio Eustáquio Sousa Santiago (FIFA/MG) e Herberth Costa Andrade/MG
Local: Estádio Vila Belmiro, em Santos-SP
Data: 13/11/2010
Horário: 19h30
Fonte: FinalSports/ NE