O primeiro Gre-Nal de 2010, o de número 379 da história do clássico ocorreu neste domingo, no estádio Colosso da Lagoa, em Erechim. Com um gol de Alecsandro, aos 34 minutos do segundo tempo, o Internacional saiu vitorioso de uma partida marcada pela movimentação dos dois times em campo e pela disposição das torcidas que abrilhantaram a cidade do interior do Rio Grande do Sul.
Com o resultado, o Internacional chegou aos 13 pontos, mantendo assim a liderança do Grupo 2 do Gauchão ao lado do São Luiz e do São José-PA. Já o Grêmio perdeu sua invencibilidade, porém manteve a primeira colocação do Grupo 1, com dez pontos. Na próxima rodada, o Colorado enfrenta o Novo Hamburgo, fora de casa, e o Tricolor encara o São Luiz, no Olímpico.
O jogo
A partida começou quente e antes do primeiro minuto, Joílson cruzou, após boa jogada de Adilson, e por pouco Jonas não completou de cabeça. Aos 2min, Souza lançou Lúcio, que chutou forte, mas Lauro espalmou para fora. Na cobrança de escanteio, a zaga colorada afastou o perigo. O primeiro ataque colorado ocorreu aos 5min, quando Kléber cobrou escanteio e a defesa tricolor tirou parcialmente. Logo depois, Giuliano ficou livre dentro da área e balançou a rende. Entretanto, o árbitro Leandro Vuaden marcou toque de mão.
O Grêmio iniciou mais ‘ligado’ no jogo, mas logo depois o Internacional equilibrou, fazendo com que o duelo fosse bastante corrido, principalmente pelas alas, através de Lúcio e Kléber. Aos 11min, Souza cobrou falta próxima a área adversária, mas a bola bateu na barreira, em uma chance desperdiçada. Dois minutos depois, o Inter respondeu com um bom toque de bola entre Taison, Giuliano e Kléber, mas Rafael Marques cortou o que poderia ser um lance perigoso. Aos 15min, Índio cabeceou forte e Victor fez grande defesa. Logo depois, Taison por pouco não completou para o fundo da rede.
Aos 21min, Borges tentou fazer a ‘parede’ dentro da área e escorou para Jonas chutar, porém a zaga colorada prensou a bola que parou fácil nas mãos de Lauro. Um minuto depois, Taison pegou uma sobra dentro da área tricolor, mas Rafael Marques salvou o Tricolor. O jogo era lá e cá, sendo que aos 23min, Jonas matou a bola no peito, só que na hora da conclusão acabou perdendo o lance. Logo depois, em jogada ensaiada, Nei cabeceou e Victor, mais uma vez defendeu. Aos 27min, Souza cobrou falta e Borges colocou a bola para a linha de fundo.
Depois de uma saída errada de Fabiano Eller, Jonas roubou a bola e cruzou para Borges, que concluiu fraco ao gol de Lauro. Aos 32min, Lúcio passou pela marcação e cruzou para Jonas, que chutou de primeira, mas por cima do travessão. A partida continuava movimentada, sem amarração no meio-campo. A dupla Taison e Giuliano era quem mais incomodava pelo lado colorado, enquanto Lúcio era a principal opção de jogadas do Grêmio. Aos 41min, Souza cobrou escanteio para Joílson, que chutou de fora da área, levando perigo ao arqueiro colorado.
No final do primeiro tempo, os clubes diminuíram o ritmo do jogo e tentavam ficar mais com a posse de bola. Aos 45min, no último lance da etapa, Sandro invadiu a área, mas na hora de cruzar, Mauricio travou o lance. Os jogadores foram para o vestiário admitindo que o duelo estava forte e bem movimentado.
A segunda etapa iniciou com algumas reclamações sobre a iluminação no estádio Colosso da Lagoa e com os treinadores mantendo os meus times que terminaram o primeiro tempo. Aos 4min, Souza, após uma confusão na área do Inter, chutou forte, mas Bolívar cortou no meio do caminho. O Colorado respondeu com Taison que invadiu a área tricolor e tocou para Alecsandro chutar em cima do goleiro Victor. Aos 9min, Sandro fez boa jogada e passou para Giuliano, que chutou por cima.
Aos 14min, Giuliano viu Alecsandro, que escorou para Taison, que em vez de chutar foi dominar e acabou se enrolando. Depois deste lance, o técnico Silas sacou Jonas e colocou Hugo para dar mais criatividade ao meio-campo. Já Jorge Fossati tirou taison e mandou a campo Edu. A partida entrava neste momento em uma sucessão de passes errados e lances de faltas desnecessárias. Aos 23min, após cobrança de escanteio, Borges jogou a bola para a linha de fundo na melhor oportunidade até o momento.
O jogo era truncado e as equipes procuravam tocar a bola, evitando arriscar o chute a gol. Aos 30min, Bruno Silva, que entrou no segundo tempo, cruzou, mas Victor saiu bem do gol. Após isso, Andrezinho entrou em campo no lugar de Giuliano para a vibração da torcida colorada. Aos 34min, Edu cabeceou para a área e Alecsandro pegou bem na bola para fazer 1 a 0 para o Internacional. Com o placar desfavorável, o Tricolor se jogou para o ataque, abrindo assim espaços para os avanços colorados. Aos 40min, Maylson chutou de longe e Lauro segurou firme.
No final do jogo, o Grêmio, na base da pressão, tentou empatar o marcador, porém parava em uma verdadeira barreira vermelha montava a frente da área colorada. Aos 43min, Hugo chutou de fora da área, mas a bola foi para a linha de fundo. Já nos acréscimos, o Internacional fazia o tempo corre no campo adversário, principalmente com Andrezinho e Edu e aos 48min, uma bola na trave, no chute de Maylson, assustou os colorados, mas o placar não se mexeu.
Ficha Técnica:
Gauchão
Taça Fernando Carvalho - 5ª rodada
Inter 1 x 0 Grêmio
Inter
Lauro; Índio, Bolívar e Fabiano Eller; Nei (Bruno Silva), Sandro, Guiñazu, Giuliano (Andrezinho) e Kléber; Taison (Edu) e Alecsandro.
Técnico: Jorge Fossati
Grêmio
Victor; Mário Fernandes, Rafael Marques e Maurício; Joílson, Ferdinando, Adílson (Maylson), Souza (Fernando) e Lúcio; Jonas (Hugo) e Borges.
Técnico: Silas
Gols:
Inter – Alecsandro (34min/2ºT)
Cartões Amarelos:
Inter – Nei, Sandro e Guiñazu
Local: Estádio Colosso da Lagoa, em Erechim
Data: Domingo, 31 de janeiro de 2010
Árbitro: Leandro Vuaden (Fifa/RS)
Assistentes: Altemir Hausmann e Marcelo Oliveira (Ambos da Fifa/RS)
por Fernando Soares / Final Sports - Créditos: Alexandre Lops/AI Inter
Fonte: Final Sports