terça-feira, abril 13

Com volta do artilheiro, Grêmio encara o Avaí pelas oitavas-de-final

Nesta quarta-feira, às 21h50min, no estádio Olímpico, o Grêmio entra em campo para enfrentar o Avaí no primeiro jogo das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Conhecedor da fórmula da competição, o Tricolor tenta marcar gols e não tomar, já que a decisão da vaga ocorrerá na Ressacada, em Florianópolis. Para isso, a torcida gremista conta com o retorno do artilheiro Borges, que volta ao time após um longe período entregue ao departamento médico.

O técnico Silas comemora a volta do atacante, porém perdeu para o duelo o meia Maylson, que vem se destacando na equipe. O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa e fica no mínimo duas semanas longe dos gramados. Em seu lugar, o treinador confirmou a presença do experiente Leandro, que desde seu desembarque em Porto Alegre ainda não conseguiu uma sequência devido as constantes lesões.

Se no ataque Borges e Jonas formam a dupla que o torcedor quer ver novamente junta, na defesa Mário Fernandes e Rodrigo tentam apagar a atuação abaixo do esperado mostrada contra o Pelotas, que culminou na eliminação do time da Taça Fabio Koff. Os dois, junto com os laterais Fabio Santos e Edílson serão responsáveis por segurar os avantes da equipe catarinense, que pretende deixar o Rio Grande do Sul com vantagem.
“Temos que ter calma porque é uma competição diferente. Não podemos levar gol em casa e sabemos que temos 180 minutos para definir a vaga na próxima fase. As dificuldades serão imensas e estamos prontos para elas, por isso o torcedor vai ser fundamental e vai nos apoiar com certeza, como nos últimos jogos”, declarou Edílson.

A eliminação no segundo turno do Campeonato Gaúcho é tido como todos no elenco tricolor como algo dopassado, porém ninguém esconde que os erros cometidos diante do Pelotas não podem ocorrer frente ao Avaí. Para conquistar uma vitória e não tomar gols, a intenção é contar com o apóio do torcedor, que sempre ajudou o clube, principalmente, em competições de mata-mata.

Outro destaque do confronto é o reencontro de Silas com seu ex-clube, porém o treinador garante que a equipe de Florianópolis mudou bastante em relação ao Campeonato Brasileiro do ano passado. Além dele, Ferdinando, William e Edílson também enfrentarão o ex-time.

O adversário
Classificado para a final do segundo turno do Catarinense, o Avaí encara o Grêmio pela Copa do Brasil depois de passar sufoco para eliminar o Coritiba. O técnico Péricles Chamusca perdeu para o duelo desta quarta-feira os titulares Emerson, Leonardo e Rudnei (vetados pelo departamento médico) e por isso o esquema tático pode mudar para o 4-5-1. Mesmo com os números mostrando uma equipe mais defensiva, o treinador garante que vai atacar.
“Eu acho que a experiência que temos nesta competição é de jogar fora de casa sendo ofensivo. Dentro de uma estratégia inteligente vamos buscar a vitória, pois se entrarmos pensando no empate vamos perder e por isso queremos um equilíbrio para vencer o adversário”, afirmou Chamusca, que já foi campeão da Copa do Brasil pelo Santo André.
A equipe catarinense não foi divulgada, mas a tendência é a volta do meia Caio, que estava suspenso da semifinal do Catarinense. Ele deve entrar no lugar de Rudnei. Na vaga de Leonardo, o substituto pode ser Robinho. Para o lugar do zagueiro Emerson, a principal opção é Emerson Nunes.

Ficha Técnica:
Copa do Brasil - Oitavas-de-final
Grêmio x Avaí
Local: estádio Olímpico, Porto Alegre (RS) - Data: 14 de abril de 2010
Horário: 21h50min
Árbitro: Alício Pena Júnior (MG)
Auxiliares: Marconi Helbert Vieira e Marcus Vinícius Gomes

GRÊMIO:
Victor; Edílson, Mário Fernandes, Rodrigo e Fábio Santos; Ferdinando, Willian Magrão; Leandro e Douglas; Jonas e Borges
Técnico: Silas

AVAÍ:
Zé Carlos; Patric, Rafael, Emerson Nunes e Uendel; Marcinho Guerreiro, Caio, Batista, Robinho e Sávio; Vandinho.
Técnico: Pericles Chamusca
por Fernando Soares / Final Sports - Crédito: AI Grêmio