domingo, fevereiro 6

Inter sofre derrota aos 48min em Veranópolis

O Internacional foi derrotado por 2 a 1 pelo Veranópolis na tarde deste domingo, no Antônio David Farina, pela 7ª rodada do Gauchão. O time colorado abriu o placar, mas sofreu a virada aos 48min da etapa final.

Com o resultado, o Inter segue na vice-liderança do Grupo 1 da Taça Piratini, com 12 pontos, um atrás do líder Caxias. A última rodada da fase classificatória, contra o Pelotas, está marcada para o próximo domingo (13/2), no Beira-Rio. O time colorado tentava a antecipação para o sábado (12/2), já que inicia a viagem para o Equador no final da tarde de domingo. A estreia na Libertadores será realizada contra o Emelec, no dia 16 de fevereiro, em Guayaquil.

Damião faz 1 a 0

A partida não poderia começar melhor para o Campeão de Tudo. Logo aos 4min, Andrezinho tocou para D’Alessandro na ponta-direita, o argentino chegou à linha de fundo e cruzou para a pequena área. Leandro Damião estava atento à jogada e antecipou-se para desviar no cantinho esquerdo do goleiro Luiz Müller: 1 a 0. Foi o segundo gol do centroavante neste estadual.


Leandro Damião (C) abriu o placar na Serra Gaúcha (fotos/Alexandre Lops)

O gramado com as dimensões reduzidas do Antônio David Farina tornou o jogo muito truncado. Ninguém conseguia ficar muito tempo com a bola por conta da intensa marcação aplicada por ambos os times. O choque era inevitável.

Lauro faz boas defesas

O Veranópolis passou a apostar nos chutes de média e longa distância, e levou perigo em três lances sucessivos com o meia Luiz Carlos Bahia. Aos 17min, ele invadiu a área pela direita e chutou cruzado para defesa parcial de Lauro. Na sequência, Guiñazu afastou o perigo com um chutão. Dois minutos depois, Bahia cobrou falta e Lauro defendeu para escanteio. Aos 22min, o meia experimentou mais um chute de longa distância e Lauro - que completou sua 100ª partida pelo Inter – espalmou providencialmente para o lado, evitando o gol de empate.

Superioridade colorada

E foi só. O Inter não deixou mais o adversário chegar ao gol. Encaixou bem a marcação e teve disposição física de sobra para se manter no controle da partida. D’Alessandro tentava as investidas pelos lados do campo, mas sofria com as sucessivas faltas, muitas delas cometidas com força excessiva.

Aos 33min, D’Alessandro cobrou falta do lado esquerdo da área e Carlos Alberto cortou para escanteio. O time da casa não tinha força ofensiva. Tentou ameaçar em um lance de bola parada, aos 41min, mas o chute de Bahia passou longe do gol colorado.

No segundo tempo, o Inter manteve o posicionamento tático e a superioridade na partida. Aos 7min, esteve perto de marcar o segundo gol. Primeiro com Tinga, que recebeu bom passe de Kleber no interior da área e chutou em cima de Luiz Müller, que defendeu com os pés. Logo depois, Leandro Damião desviou de cabeça ao lado da trave esquerda.

A resposta do VEC foi aos 11min, quando Rodrigo Ninja tentou encobrir o goleiro Lauro. A bola passou muito perto do travessão. Aos 13min, Alê chutou de dentro da área e Sorondo abafou, facilitando a defesa de Lauro. Aos 17min, D’Alessandro chutou para defesa segura de Luiz Müller.


D'Alessandro lutou muito contra a marcação do Veranópolis

Bahia empata em belo chute

De tanto arriscar, Luiz Carlos Bahia acabou marcando um belo gol de fora da área, aos 22min. O chute foi da intermediária e acertou o ângulo direito, sem chances para Lauro. Logo depois, Glaydson e Alex entraram no time nos lugares de Tinga e Andrezinho.

O Veranópolis ganhou confiança no jogo. Porém, o Inter seguiu tocando a bola e criou boas chances na frente. Aos 32min, Glaydson cruzou da direita e Luiz Müller cortou com os pés. Aos 34min, D'Alessandro cobrou falta e o goleiro do VEC defendeu em dois tempos.

O time da casa chegou com força aos 38min: Raulen chutou com efeito para boa defesa de Lauro. O Inter por muito pouco não marcou aos 40min, quando Leandro Damião recebeu bom passe de Glaydson e chutou desviado para escanteio.

Virada no apagar das luzes

Aos 48min, no apagar da luzes, o Veranópolis fez 2 a 1. Júlio Maranhão chutou cruzado da direita e a bola sobrou para Alê, que de carrinho, desviou para o gol. O Inter não teve mais tempo para tentar a reação no Antônio David Farina.

"Perder é muito ruim. Mas esta é máxima do futebol: quem não faz, leva. Esta foi a segunda partida do retorno das férias, sabíamos que sentiríamos um pouco. Acabamos levando um gol em um grande chute do adversário, e não segunda bola, quase que inexplicávelmente, levamos o segundo. Vamos seguir trabalhando para melhorar o time", disse o vice-presidente de futebol Roberto Siegmann.

"Temos que utilizar a derrota como aviso para melhorarmos os aspectos negativos da equipe. Ela pode ajudar na preparação para a Libertadores", avalia o lateral Nei.

"Perdemos em dois gols marcados fora do contexto da partida. Tivemos várias chances de gol, mas não marcamos. Iremos rever aspectos táticos, mas é preciso levar em conta que esse recém foi o nosso segundo jogo na temporada. Vamos aprender com essa derrota", disse o técnico Celso Roth.

Veranópolis (2): Luiz Müller; Fred, Sananduva e Anderson Bill; Raulen, Neto, Alê, Carlos Alberto (Willian), Luiz Carlos Bahia (Júlio Maranhão) e Rodrigo Ninja; Anderson Lobão (Gilson). Técnico: Leandro Machado.


Internacional (1): Lauro; Nei, Índio, Sorondo e Kleber; Wilson Matias, Guiñazu, Tinga (Glaydson) e D’Alessandro; Andrezinho (Alex) e Leandro Damião. Técnico: Celso Roth.


Gols: Leandro Damião (I), aos 4min do primeiro tempo, Luiz Carlos Bahia (V), aos 22min do segundo tempo, Alê (V), aos 48min do segundo tempo.


Cartões amarelos: Anderson Lobão, Sananduva, Carlos Alberto, Bahia (V); Tinga (I).


Arbitragem: Márcio Coruja, auxiliado por Paulo Ricardo Silva Conceição e Jorge Luiz Cardoso da Silva.


Local: Antônio David Farina, Veranópolis.


Fonte: Assessoria