segunda-feira, setembro 26

Frio e calculista, Guarany bate o Riopardense

Repetindo o padrão adotado desde que Sabella assumiu o comando técnico, o time alvirrubro foi a Rio Pardo, controlou o ímpeto do adversário, marcou dois gols em contra-ataques e conquistou um resultado fundamental na incessante disputa por uma vaga na segunda fase da Copa Laci Ughini. Os gols de Éverton Cruz e Jabá colocaram o clube na terceira colocação da chave Região Fronteira.
Como uma reprise da partida contra o Pelotas, o Guarany iniciou o jogo no estádio Amaro Cassep com uma forte postura defensiva. Vítima da pressão inicial do time da casa, o alvirrubro buscava parar as principais investidas do Riopardense através das faltas. O sistema ofensivo, que contava com as presenças de Kesler e Éverton Cruz, escalados como surpresa por Sabella, não conseguia manter a posse de bola no campo de ataque.
Nos primeiros minutos, o time de Leco teve, através de Marcão, duas vezes chances para abrir o marcador. Aos três, o centroavante arriscou chute de longe que passou rente ao poste. Na sequência, aos 15, Dudu começou a jogada pela direita e passou para Tiago Saraçol, ao lado da área, o meia bateu com força, cruzado, mas não conseguiu concluir com perfeição.
Apesar do maior volume de jogo, o Riopardense cobrou cinco escanteios contra apenas um do Guarany. O time bajeense passou a propor jogo na metade final do primeiro tempo. Aos 35 minutos, Kesler fez rápida jogada individual e cruzou rasteiro, para Jabá, mas o goleiro Luli foi mais rápido e se antecipou. No lance seguinte, Nilier dominou e bateu de fora da área, quase surpreendendo.
Passado o sufoco, o Guarany foi para o intervalo com leve domínio sobre o adversário e quase com uma vantagem no placar. Aos 43 minutos, Kesler aproveitou cruzamento de Éverton Cruz e tocou de calcanhar, a bola raspou o travessão e saiu em tiro de meta.
Na segunda etapa, Leco colocou o time mais à frente, com a entrada de Cauê no lugar do meia Tiago Saraçol. Com três atacantes, o Riopardense voltou a controlar o jogo e conquistou sete escanteios nos primeiros 20 minutos. No entanto, a equipe não aproveitava a bola parada e os melhores lances eram criados em chutes de longa distância. Cauê arriscou duas vezes, em uma delas o jogador acertou o travessão, na outra, Samuel fez grande defesa.
Porém, a história do primeiro tempo voltou a acontecer. Diante de um Riopardense nervoso e apreensivo, o Guarany passou a ganhar território. Aos 30 minutos, Éverton Cruz acertou lindo chute e calou o estádio Amaro Cassep. Na base da pressão, o anfitrião deu espaços na retaguarda e o índio foi mortal. Aos 42 minutos, em contra-ataque, Jabá aproveitou rebote da trave e deu número final ao confronto.
Na quinta-feira, o Guarany recebe o bugre de Camaquã em jogo que pode encaminhar a passagem de fase. A partida está marcada para as 20h, mas deverá ser antecipada para as 16h.

FICHA TÉCNICA
*************
Riopardense 0 x 2 Guarany
RIOPARDENSE: Luli; Wiliam (Douglas), Bicudo, Darzoni e Nenesto; Tiago Coelho, Pierre, Dudu e Tiago Saraçol (Cauê), Rodrigo Magalhães e Marcão. Técnico: Leco.
GUARANY: Samuel; Ílson, Bonaldi (Gustavo), Magrão e Diego Monteiro; Cléber, Felipe, Nilier e Éverton Cruz; Jabá e Kesler (Tainã). Técnico: Pedro Sabella.
ARBITRAGEM: Luís Teixeira Rocha, auxiliado por Vilmar e Edemar Palmeira
Fonte: Jornal Minuano(Bagé)