quarta-feira, maio 8

Brasil: O 9 da virada


Em uma noite fria, porém quente para o rubro-negro, e iluminada para o camisa 9 Xavante, o Brasil conseguiu a vitória de virada diante do Riograndense por 3 a 2, no estádio Bento Freitas, e leva para a segunda partida da semifinal a vantagem de poder empatar para avançar às finais da Série A2 do Campeonato Gaúcho 2013. Os três gols Xavantes foram marcados por Éder Machado. Com um adversário difícil, que na primeira fase do primeiro turno da competição terminou com a melhor campanha na classificação geral, os comandados do técnico Rogério Zimmermann conseguiram superar a força do Periquito, e aproveitando bem as oportunidades de gol para virar o placar e terminar os primeiros 90 minutos das semifinais em vantagem. Agora, a última parte da decisão será no domingo (12) às 15h, no estádio dos Eucaliptos em Santa Maria, e um empate leva o GEBrasil para a decisão do primeiro turno da Série A2.
Imagem01
Torcida Xavante compareceu em grande número na noite desta quarta no Bento Freitas, e empurrou o time para a virada, decretando a festa após o apito final do árbitro. Foto: Carlos Insaurriaga
O JOGO
Com presença maciça da ‘Maior e Mais Fiel’ nas arquibancadas do Bento Freitas, a partida começou com o Brasil tomando a iniciativa. Porém, o balde de água fria veio cedo. Logo aos 8 minutos, Cassel pegou o rebote fora da área, e chutou de primeira, sem pulo, a bola foi direto na trave e entrou. Riograndense abria o placar cedo na Baixada. Mas o Brasil não se abateu, e seguiu na pressão. Aos 21, Alex Amado tocou para Wender fora da área, o camisa 7 chutou forte, no canto, a bola desviou na zaga e saiu em escanteio.
E a pressão uma hora tinha que dar resultado. E foi o que aconteceu. Aos 29, Rafael Forster fez cruzamento perfeito da esquerda, na cabeça de Éder Machado, que mandou a bola no contrapé do goleiro para empatar a partida. O gol serviu para acender mais ainda a equipe rubro-negra, que seguiu no ataque. Aos 38, Wender lançou Cleiton dentro da área, o meia dominou e chutou buscando o ângulo superior, mas a bola caprichosamente saiu pela linha de fundo. Aos 40, Alex Amado recebeu fora da área, cortou o zagueiro, e arriscou o chute. A bola saiu rasteira, no cantinho, e o goleiro Yai defendeu firme.
Na segunda etapa, parecia que o filme iria se repetir. O Xavante partiu para cima, mas quem marcou em um contrataque, foi o adversário. Aos 7 minutos, Gustavinho foi lançado na esquerda, e na saída de Luiz Muller, o jogador chutou por cima, ampliando o marcador para o Periquito. Novamente, o placar adverso não abalou o Xavante, que continuou pressionando. Aos 9, Tiago Rannow pegou rebote na intermediária e chutou forte, a bola saiu por cima da meta de Yai.
Imagem01
Éder Machado marcou três gols no jogo, virando o placar a favor do Brasil na primeira partida das semifinais. Foto: Carlos Insaurriaga
E como um replay do primeiro tempo, a pressão virou gol. Aos 13, Cleiton fez passe perfeito para Éder Machado, dentro da área, chutar no canto para empatar a partida. Explosão na Baixada! E mais uma vez, o gol deu um gás para o rubro-negro partir para a virada. Aos 14, Rafael Forster cobrou escanteio, Cirilo antecipou a defesa, e desviou de cabeça, a bola saiu raspando o travessão.
O jogo tinha um lado só: Brasil atacando, e o Riograndense se defendendo. E como diz o ditado “água mole em pedra dura, tanto bate até que fura”, o rubro-negro chegou ao gol da vitória. Aos 37, em jogada dentro da área, Éder Machado de costas para o gol recebeu e rolou para Márcio Jonatan, que havia entrado no lugar de Alex Amado. O atacante dominou e cortou a zaga, mas o defensor do Periquito calçou Márcio, e o árbitro do jogo bem posicionado marcou pênalti. Na cobrança, Éder Machado, de novo, cobrou forte no meio do gol, para decretar a vitória e a festa no Bento Freitas.
Apito final na Baixada, e vitória de virada para o Brasil, que garante ao rubro-negro a vantagem de poder empatar a partida de volta, no domingo (12) às 15h no estádio dos Eucaliptos em Santa Maria, para avançar às finais do primeiro turno da Série A2 do Gauchão. Expectativa novamente de um grande jogo, e claro, presença confirmada da torcida Xavante.
Fonte: Assessoria