sábado, maio 4

Xavante: Classificação garantida



Foi difícil, mas no final a classificação veio. Na tarde deste sábado, o Brasil recebeu o Panambi no estádio Bento Freitas, e venceu por 1 a 0. O gol Xavante foi marcado por Éder Machado, de pênalti, na primeira etapa. Com o resultado, a equipe comandada pelo técnico Rogério Zimmermann alcançou a segunda colocação do Grupo B, com 15 pontos ganhos, e garantiu a classificação para as semifinais do primeiro turno do Gauchão Série A2. Agora, na fase decisiva da competição, o rubro-negro enfrenta o Riograndense de Santa Maria, em partidas de ida e volta. O primeiro confronto está marcado para próxima quarta (8), no estádio Bento Freitas. O horário da partida ainda não foi definido pela FGF.
O JOGO
Com uma grande presença da torcida Xavante, a partida começou quente. O Brasil tomou as rédeas do jogo, e partiu para o ataque. Aos 4 minutos, Cleiton cruzou da direita, e Tereza quase marcou contra obrigando o goleiro Diego a defender, mandando pra escanteio. Na sequência da partida, o Panambi equilibrou a posse de bola. Aos 14, Josimar foi à linha de fundo, dentro da área, e tocou para trás. Cléberson completou, mas Luiz Muller fez grande defesa.
O ataque da equipe visitante não assustou o Brasil, que partiu para a pressão. E num lance de confusão, o Xavante chegou ao gol. Aos 33, Éder Machado foi lançado na área, e o zagueiro Ilson acertou o atacante com o cotovelo no rosto, e foi expulso. Pênalti marcado. Na cobrança, o camisa 9 chutou forte no canto, e abriu o placar no Bento Freitas.
Aos 41, o goleiro Diego saiu errado, e entregou a bola nos pés de Alex Amado, o atacante avançou, cortou a zaga e chutou cruzado. A bola saiu pelo lado da trave do Panambi. Aos 44, Rafael Forster cobrou falta para a área, e Washington desviou de cabeça, a bola saiu no cantinho, assustando o goleiro verde-branco.
Imagem01
Torcida Xavante compareceu em grande número, e fez a festa com a clássificação para as semifinais. Foto: Carlos Insaurriaga
No segundo tempo, o Panambi que chegou primeiro ao ataque. Logo aos 2 minutos, Josimar cruzou da esquerda, o zagueiro Ricardo Bierhals afastou, e no rebote Cléberson chutou na rede pelo lado de fora. A resposta do Brasil veio em seguida. Aos 4, Rafael Forster cruzou da esquerda, Éder Machado dominou no peito, dentro da área, e rolou para Alex Amado, que chutou forte, por cima da meta do Panambi.
Aos 9, cobrança de falta para a área do Brasil, bate e rebate da zaga Xavante, e a bola sobrou para Josimar, sozinho, que chutou para fora. Aos 16, Maicom Sapucaia cobrou escanteio, e o zagueiro Cirilo se antecipou a zaga, e cabeceou pra fora, tirando tinta da trave. Aos 18, Tiago Rannow cruzou da direita, e Alex Amado cabeceou por cima.
Aos 25, Alex Amado foi lançado, entrou na área, cortou a zaga e chutou colocado, o goleiro Diego bem posicionado defendeu firme. E com o placar a favor, o Brasil segurou o jogo, se defendeu bem e saindo nos contrataques, até o apito final do árbitro. Festa nas arquibancadas, e a classificação rubro-negra garantida para as semifinais da Série A2.
O Brasil, com a vitória, terminou a fase classificatória em segundo lugar no Grupo B, com 15 pontos ganhos. Ficando atrás do Glória, com também 15 pontos, apenas pelo número de vitórias: 5 contra 4 do GEB. Agora, na fase decisiva da competição, o Xavante enfrenta o Riograndense de Santa Maria, em partidas de ida e volta. E o primeiro confronto está marcado para quarta (8), no estádio Bento Freitas. O horário da partida ainda não foi confirmado pela FGF.
Fonte: Assessoria