domingo, junho 23

Xavante: Derrota amarga, porém liderança confirmada


Se tratando da última rodada, e com a classificação para as quartas de finais garantida, o Brasil viajou até Rio Pardo, para enfrentar o Riopardense, com uma equipe alternativa, e acabou derrotado pelo placar de 4 a 1. O gol Xavante foi marcado por Taffarel, na primeira etapa. Visando uma possível viagem longa já na primeira partida das quartas, o técnico Rogério Zimmermann optou por poupar alguns jogadores titulares, e acabou surpreendido pelo Peixe, que aproveitou as oportunidades e anotou um placar elástico. O grupo rubro-negro teve dificuldades na forte marcação do adversário, e principalmente, na condição do gramado do estádio Amaro Cassep, que estava muito encharcado. Porém, mesmo perdendo a partida, o Xavante acabou o turno na primeira colocação do Grupo B, com 14 pontos ganhos, pois o segundo colocado, o Ypiranga, também perdeu na rodada. Essa liderança deu o direito do GEB decidir as quartas no estádio Bento Freitas. O adversário será o Avenida, com a primeira partida marcada para quarta (26), no estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul, e o jogo de volta no domingo (30), na Baixada.
O JOGO
Apesar de o técnico Rogério Zimmermann ter escalado uma equipe alternativa, o Brasil começou a partida em cima. O meio campo armado com Willian Kozlowski, Taffarel, Maicom Sapucaia e Canhoto iniciaram trocando passes e indo para o ataque. Logo no primeiro minuto de jogo, Willian Kozlowski conduziu pela intermediária e arriscou chute forte de fora da área por cima da meta de Rodrigo Feijão.
Porém, aos poucos o adversário recuperou a bola, e começou a alçar para área Xavante. E aos 6 minutos, depois de grande jogada de Tiago Matos pela esquerda, cruzamento na cabeça de Geison para abrir o placar no Amaro Cassep. E não demorou muito para o Peixe ampliar. Aos 9 minutos, avançou pelo lado direito, tocou na saída do goleiro Luiz Muller, e Paulo Santos, na grande área, tocou sozinho para o gol.
Depois do susto inicial, com dois gols em menos de 10 minutos, o rubro-negro tratou de tomar as ações do jogo. Com jogadas pelas laterais do campo, com Tiago Rannow e Edu Silva, a equipe esboçava a reação. Mas como diz uma famosa máxima do futebol: quem não faz, leva, o Riopardense marcou mais um. Aos 21, em uma cobrança de falta para a área, Caio, de carrinho, empurrou para a rede.
Não tinha outra opção o Brasil a não ser se jogar para o ataque. E aos 24, Tiago Rannow fez cruzamento da direita, e dentro da área, Gustavo Papa dominou no peito, girou e chutou no canto. A bola saiu triscando a trave. O campo pesado e a forte marcação do adversário dificultavam uma melhor conclusão do Xavante. Brasão e Papa tiveram boas oportunidades de marcar, mas esbarravam no lance final. Já nos minutos finais da primeira etapa, a pressão deu resultado. Aos 41, após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Taffarel encher o pé e estufar a rede, descontando o placar antes do intervalo.
Imagem01
Taffarel marcou o único gol Xavante na derrota diante do Riopardense por 4 a 1 na tarde deste domingo em Rio Pardo. Foto: Carlos Insaurriaga
Precisando reverter o escore do primeiro tempo, os comandados de Zimmermann voltaram para o segundo tempo ocupando o campo de ataque. Brasão e Willian Kozlowski foram logo criando chances de gol. Aos 5 minutos, o atacante recebeu dentro da área, na direita, e chutou cruzado, mas a bola desviou na zaga e saiu em escanteio. Mas o Riopardense parecia estar em uma tarde inspirada. No primeiro ataque da etapa final, aos 7, Geison invadiu a área pela direita, e rolou para Tiago Matos tocar no canto alto de Luiz Muller, e ampliar o marcador em Rio Pardo. Apesar do placar elástico, os rubro-negros seguiram no ataque. Era preciso correr atrás do gol. Aos 17, Brasão novamente teve grande chance. O artilheiro recebeu na grande área, girou o corpo, e chutou forte de canhota. A bola subiu e tirou tinta do travessão.
O técnico mexeu. Colocou Cleiton e Washington nos lugares de Canhoto e Tiago Rannow. E as mudanças deram mais ação para o Brasil. Aos 23, Cleiton recebeu na grande área, cortou o marcador e chutou colocado, buscando o ângulo, e a bola teimosamente saiu pela linha de fundo. Era o momento do Xavante, e sabendo disso, Zimmermann promoveu a entrada de Éder Machado na frente. A posse de bola era toda do time da Baixada. Os donos da casa recuaram, e faziam barreira na grande área, deixando ainda mais complicada a situação do rubro-negro.
O jogo ia se aproximando do final, e o vermelho e preto chegava ao ataque, mas as oportunidades não se concluíam em gol. Aos 43, no último lance do jogo, Éder teve uma bela chance de descontar. O artilheiro aproveitou rebote, e tentou encobrir o goleiro Rodrigo Feijão, mas a bola subiu demais e saiu pela linha de fundo. Placar final no Amaro Cassep, em Rio Pardo, Riopardense 4, Brasil 1.
Mesmo com o resultado negativo, o Brasil garantiu o primeiro lugar no Grupo B, com 14 pontos ganhos, pois o segundo colocado da chave, o Ypiranga, também perdeu na rodada. Agora vem a fase decisiva da competição. E com a liderança obtida, o rubro-negro garantiu a partida de volta das quartas de finais no estádio Bento Freitas. O adversário será o Avenida. E a primeira partida acontece na próxima quarta (26), no estádio dos Eucaliptos, em Santa Cruz do Sul. Já o jogo de volta está marcado para domingo (30), no estádio Bento Freitas.
Fonte: Assesssoria