sábado, fevereiro 26

Brasil arranca com vitória

A partida de estreia do Brasil na Segundona Gaúcha, que estava marcada para as 20h, começou, na verdade, por volta das 18h15, quando o novo ônibus Xavante chegou ao estádio Bento Freitas com a delegação e levou centenas de torcedores ao delírio. Foi uma verdadeira festa armada na Baixada, que se transportou para dentro do campo ao apito inicial do árbitro.

Com a bola rolando, o time Xavante foi superior praticamente durante toda a partida. Porém, isso não quer dizer que foi fácil construir a vitória em cima do 14 de Julho. Muito pelo contrário, o Leão da Fronteira engrossou o caldo e o rubro-negro da casa teve que suar muito para conquistar os três primeiros pontos na competição estadual. Os gols do Brasil foram marcados por Felipe Oliveira e Carlos Alberto, enquanto Vando fez o dos visitantes.

Na próxima rodada, o Xavante volta a jogar em casa. Às 20h30 desta quinta-feira, o clube da Baixada recebe o Rio Grande, na partida que teve inversão de mando.

O JOGO
Com o clima fervendo na Baixada, o Brasil não tinha alternativa que não fosse entrar em campo mandando no jogo. E foi assim que logo aos quatro minutos o time rubro-negro mostrou a cara com um chute muito perigoso de Leandro Marangón. O volante arriscou de longe, acertou a bola na rede pelo lado de fora e arrancou os primeiros suspiros da ‘maior e mais fiel’, que lotou o estádio.

Pouco tempo depois foi a vez de Felipe Oliveira soltar a bomba de fora da área e obrigar o goleiro Júlio César a se esticar todo e empurrar a bola para a linha de fundo. Na cobrança de escanteio, a equipe Xavante chegou forte novamente e aumentou ainda mais a pressão pra cima do 14 de Julho, que sucumbiu na jogada seguinte.


Felipe Oliveira abriu o placar na noite. Foto: Carlos Insaurriaga
Aos 26 minutos, Leandro Marangón lançou Galego, pela esquerda. O lateral passou de viagem por dois marcadores, invadiu a área e cruzou rasteiro. Felipe Oliveira apareceu na segunda trave para escorar o passe e empurrar para o fundo da rede. Na comemoração, o atacante rubro-negro homenageou o colega Ítalo, atleta do Brasil que fraturou o braço em um treinamento coletivo e está se recuperando da lesão no Depto Médico do clube.

O 1 a 0 no marcador não diminui em nada o ritmo da partida. Os comandados do técnico Hélio Vieira continuaram sufocando a equipe de Livramento, que, por sua vez, também mostrava que queria jogo e contribuía para o espetáculo. No finzinho do primeiro tempo, inclusive, na primeira chance realmente clara de gol dos visitantes, eles chegaram ao empate.

Em um contra ataque rápido, após um lance em que Moscatelli esteve muito perto de fazer o segundo do Brasil, o 14 de Julho achou uma falta na intermediária de ataque. No levantamento para a área, Luis Paulo cabeceou à queima-roupa, o goleiro Adilson não conseguiu segurar e Vando tocou para o gol, deixando tudo igual na saída para o intervalo.

Na etapa complementar, o jogo começou mais equilibrado. Mas, aos poucos, o time da Baixada foi povoando o campo do Leão da Fronteira com mais intensidade, e antes mesmo dos dez minutos o Brasil voltou a mandar nas ações ofensivas do confronto. Felipe Oliveira, com um arremate de dentro da pequena área que o zagueiro salvou quase em cima da linha, e Clayton, chutando de média distância, deram início a uma blitz Xavante, que foi abastecida pelos gritos fervorosos do torcedor, que estava louco para comemorar outra vez.

Naquele momento tudo indicava que era questão de tempo para o gol sair. Mas olha, ele demorou. Só nos minutos finais, depois de insistir muito, mas muito mesmo, é que o time da casa voltou a marcar. Em uma cobrança de escanteio, Carlos Alberto apareceu por traz da defesa e cabeceou no canto direito do goleiro Júlio César, que nada pode fazer para evitar o gol e a euforia generalizada no Bento Freitas, com a vitória na primeira batalha da guerra para voltar ao Gauchão.
Fonte: Assessoria